Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Porto Alegre atinge marca de 35,8 quilômetros de ciclovias

Compartilhe esta notícia:

Ciclovia Silva Só-Mariante permitirá rota entre Ipiranga e Vasco da Gama (Foto: Faby Vargas/PMPA)

Após a conclusão das obras da ciclovia da avenida Érico Veríssimo, em novembro, entre a Ipiranga e a Rótula do Papa, total de 1,2 quilômetros, Porto Alegre alcançou a marca de 35,8 quilômetros de espaços para a circulação exclusiva de ciclistas. Somente neste ano, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) concluiu 11,3 quilômetros de ciclovias. Para o primeiro semestre de 2016, estão em andamentos as obras da Silva Só-Mariante, total de 1,1 quilômetro, e da Gomes de Freitas, 450 metros, entre outros pontos.

A ciclovia Silva Só-Mariante permitirá o deslocamento das bikes entre a Ipiranga e a Vasco da Gama, total de 1,1 quilômetro. O serviço começou junto ao viaduto Tiradentes. Aquela área já recebeu calçamento, rampas de acessibilidade e um amplo canteiro central para uma maior segurança de pedestres e ciclistas na travessia da avenida Protásio Alves.

Toda a ciclovia da Silva Só-Mariante está sendo amplamente sinalizada, com placas de regulamentação viária e de orientação aos ciclistas. Após a conclusão dessa nova ciclovia, os ciclistas terão a oportunidade de um deslocamento mais amplo na cidade, com ligação entre as regiões Leste, Norte e Centro.

Serão implantadas medidas de contenção de velocidade ao longo do trecho da ciclovia. A velocidade máxima será de 40 km/h para todos os veículos no trecho da ciclovia localizado na rua Mariante. Já na Silva Só, a sinalização horizontal também será ostensiva, apoiando a mobilidade segura dos ciclistas.

Estatística

A criação de ciclovias na cidade, com 35,8 quilômetros já concluídos, e todo o trabalho de fiscalização e educação para uma mudança de cultura, de valorização deste modal de deslocamento, têm alcançado resultados positivos na estatística do trânsito. Nos 11 primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014, houve uma redução de 13,85% em acidentes com bikes (231 no ano passado contra 199 neste ano); menos 14,89% em feridos com bikes (235 a 200); menos 60% em vítimas fatais com ciclistas (5 a 2).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Mais de 100 casas são destruídas por incêndios na Austrália
O Tribunal Superior do Trabalho rebateu a declaração de Roberto Jefferson sobre extinguir a Justiça do Trabalho
https://www.osul.com.br/porto-alegre-atinge-marca-de-358-quilometros-de-ciclovias/ Porto Alegre atinge marca de 35,8 quilômetros de ciclovias 2015-12-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar