Quarta-feira, 01 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre continua com cinco postos de saúde abertos neste domingo para atender pessoas com sintomas respiratórios de Covid

Compartilhe esta notícia:

Secretaria Municipal da Saúde contabilizou 526 atendimentos neste sábado. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Reprisando uma logística adotada ao longo do sábado, neste domingo cinco postos de saúde de Porto Alegre permanecem abertos entre meio-dia e 20h para atender pessoas com sintomas respiratórios compatíveis com a Covid. A finalidade é contribuir para aliviar a pressão sobre os serviços dos pronto-atendimentos.

“Ao receber pessoas com sintomas leves nas unidades de saúde, evita-se que pacientes sem gravidade aumentem a superlotação nas emergências, que já estão sobrecarregadas”, ressaltou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Profissionais de saúde prestarão atendimento médico, além de fornecer orientações e providenciar os encaminhamentos necessários. Não houve vacinação contra o coronavírus nestes locais – o procedimento ficou restrito a três drive-thrus.

Os endereços da rede municipal para quem precisa desse tipo de atendimento na capital gaúcha neste sábado e domingo são os seguintes:

– Unidade de Saúde da Avenida Moab Caldas nº 400 (Santa Tereza, Zona Sul);

– Unidade de Saúde da Avenida Assis Brasil nº 6.615 (Sarandi, Zona Norte);

– Unidade de Saúde da Rua Dona Teodora nº 1.016 (Farrapos, Zona Norte);

– Unidade de Saúde da Avenida Bento Gonçalves nº 6.670 (Partenon, Zona Leste);

– Unidade de Saúde da Estrada João de Oliveira Remião nº 6.111 (Lomba do Pinheiro, Zona Leste).

De acordo com números contabilizados pela prefeitura de Porto Alegre, as cinco unidades de saúde abertas neste sábado para receber exclusivamente pessoas com sintomas respiratórios realizaram 526 atendimentos.

Foram feitas 180 coletas para teste do tipo PCR e notificados 102 casos de Covid, incluindo quatro remoções pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nas farmácias das unidades, foram entregues 566 medicamentos.

Já nos dois últimos finais de semana esse tipo de iniciativa contemplou 2.560 indivíduos. Foram 1.255 atendimentos nos dias 6 e 7 de março, depois 1.305 nos dias 13 e 14 de março.

Vacinação

Dados da plataforma “Vacinômetro” mostram que Porto Alegre já aplicou a primeira dose de imunizante contra o coronavírus (Coronavac ou Oxford) em 72.601 idosos a partir de 74 anos. Esse contingente equivale a 102% da população-alvo, ultrapassando a meta do Ministério da Saúde de vacinar 90% das 71.011 pessoas dessa faixa etária na cidade.

Nos três pontos de drive-thru disponibilizados pela prefeitura neste sábado (20), as equipes aplicaram 1.065 doses da vacina CoronaVac. A movimentação nas tendas foi bem menor se comparada à da véspera, quando 2.838 pessoas procuraram o serviço.

O atendimento fluiu bem ao longo do sábado, sendo que o local de maior público foi o estacionamento do hipermercado Big da avenida Sertório (Zona Norte), onde foram aplicadas 450 doses. No Big do Barra Shopping (Zona Sul) foram 325 aplicações e no estacionamento do campus central da PUCRS (Zona Leste) o número chegou a 290.

Neste domingo, 21, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga o calendário de vacinação para o início da próxima semana. A tendência, com a chegada do décimo lote de imunizantes ao Estado, é de que a injeção seja disponibilizada também para idosos abaixo de 74 anos.

Incluindo todos os grupos prioritários, foram vacinadas 152.820 pessoas (10,2% da população) em Porto Alegre, ou seja, 75% do público-alvo desta etapa da campanha, que é de 203.472 pessoas. Deste número, 69.093 primeiras doses foram recebidas por profissionais de saúde, 72.601 por idosos com 74 anos ou mais, 20.515 por idosos acamados ou pessoas com deficiência que vivem em instituições e 1.159 por populações indígenas e quilombolas.

Já a segunda dose foi aplicada em 70.585 pessoas, ou seja, 34,69% da população-alvo. Os dados são parciais e sujeitos à revisão. O vacinômetro é atualizado conforme o envio de dados de unidades de saúde e hospitais.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Cresce o número de escolas públicas sem banheiro e internet banda larga no País
Hospital de Campo Bom e Secretaria Estadual da Saúde negam que as mortes de seis pacientes tenham sido causadas por falta de oxigênio
https://www.osul.com.br/porto-alegre-continua-com-cinco-postos-de-saude-abertos-neste-domingo-para-atender-pessoas-com-sintomas-respiratorios-de-covid/ Porto Alegre continua com cinco postos de saúde abertos neste domingo para atender pessoas com sintomas respiratórios de Covid 2021-03-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar