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Porto Alegre Porto Alegre define nova proposta pedagógica para educação infantil nas escolas municipais

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Representantes do segmento têm se reunido e acompanhado as diretrizes de enfrentamento à pandemia. (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)

A nova proposta pedagógica para a Educação Infantil de Porto Alegre já está definida. Validado nesta quarta-feira (20) pela titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Janaina Audino, o plano recebeu a denominação “Cenário Tempos” e contou com a contribuição de todas as escolas dessa etapa de ensino, após rodas de conversa e grupos de trabalho.

Segundo a titular da pasta, trata-se de um conceito de organização curricular com estrutura baseada na relação de interdependência dos tempos, com fluidez e flexibilização, em um movimento de circularidade: “Tempos que contemplam as interações e brincadeiras, como eixos norteadores do currículo, em uma perspectiva de acolhimento”.

“Essa é uma conquista do setor na capital gaúcha”, prossegue. “Eu não poderia estar mais feliz e orgulhosa do trabalho produzido em conjunto pela nossa equipe e professores da educação infantil do município. Temos certeza de que esse conceito, construído a muitas mãos, está adequado às concepções de infância e educação infantil, garantindo uma oferta inclusiva, criativa, lúdica e acolhedora”.

Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Vale Verde, a professora Cintia Monteiro ressalta que a proposta foi consolidada com diálogo, reflexão e muita ponderação entre os grupos de trabalho das regiões e a coordenação da Smed:

“O olhar sensível e a escuta ativa envolveu essa construção para qualificação e busca de uma identidade de rede a partir do que há de potente nas escolas”.

Passo a passo

– Após a Jornada Pedagógica, em julho, ocorreu a primeira reunião geral entre coordenadores de escolas municipais de Educação Infantil e Jardins de Praça e supervisores das turmas de Jardim das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e técnicos da Smed.

– No encontro, foi apresentada a proposta relativa à organização dos tempos na Educação Infantil. A partir desse cenário, iniciaram as reuniões regionais, entre coordenadores pedagógicos, supervisores e técnicos da mantenedora para discussão do cenário apresentado. Ao todo, foram quatro encontros por região, entre meados de agosto e final de setembro.

– O cenário apresentado pela Smed foi então discutido. O grupo de coordenadores e supervisoras se desafiou a construir um novo cenário, baseado nas práticas e nos princípios almejados pelas diferentes escolas da rede municipal. Ao final dos quatro encontros regionais, as discussões feitas por cada região foram compartilhadas no drive da Proposta Pedagógica da Gestão Pedagógica da Smed.

– No dia 30 de setembro, cada representante de região apresentou a sistematização de suas discussões para apreciação e avaliação dos coordenadores e supervisores. Os quatro documentos contavam com concepções e práticas comuns e, por isso, decidiu-se pela unificação dos textos e a construção de um documento único.

– Em 1º de outubro, foi apresentado o cenário da organização curricular dos tempos para as escolas que possuem turmas de Educação Infantil propondo uma estrutura de jornada/rotina que preveja os tempos de Chegar, Alimentar(-se), Cuidar(-se), Descansar, Despedir(-se), Conversar/Reunir(-se), Historiar, Propor/Oportunizar e Habitar/Desemparedar.

(Marcello Campos)

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https://www.osul.com.br/porto-alegre-define-nova-proposta-pedagogica-para-educacao-infantil-nas-escolas-municipais/ Porto Alegre define nova proposta pedagógica para educação infantil nas escolas municipais 2021-10-20
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