Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de dezembro de 2015
Em ato comemorativo ao Dia Mundial de Combate à Corrupção, o MPF (Ministério Público Federal) divulgou na quarta-feira o Ranking Nacional dos Portais da Transparência, elaborado a partir da avaliação dos 5.568 municípios e 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Porto Alegre recebeu nota máxima, sendo considerada a capital brasileira mais transparente do País.
“Trata-se de um justo reconhecimento a uma das grandes preocupações que sempre tivemos: a de dar visibilidade e clareza aos nossos atos. Afinal de contas, a administração pública deve ser voltada ao interesse público. Nada mais justo do que dar transparência a essas iniciativas para que o público possa avaliar a aplicação de seus impostos”, destacou o prefeito José Fortunati.
Para Sílvio Zago, um dos idealizadores da ferramenta, da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento, a performance no ranking é o resultado do trabalho contínuo de diversos órgãos da prefeitura na busca do aprimoramento e qualificação das informações disponibilizadas. “Porto Alegre tem hoje consolidada a cultura da transparência na administração direta e na indireta, inclusive nas empresas que controla, fato pioneiro no Brasil. Porém, mesmo sendo referência no tema, as melhorias devem ser perseguidas constantemente.”