Domingo, 16 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fog

Porto Alegre Porto Alegre fiscalizou mais de 17 mil veículos do transporte de passageiros no primeiro trimestre

Compartilhe esta notícia:

De janeiro a março, foram fiscalizados 13.171 ônibus, 830 lotações, 1.256 táxis e 2.157 veículos de aplicativo

Foto: Alex Rocha/PMPA
Maioria das operações abrangeu vistorias em ônibus. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

Um balanço divulgado nesta terça-feira (13) aponta que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fiscalizou 17.414 veículos do transporte público e de outras modalidades em Porto Alegre de janeiro a março, com foco na prevenção ao contágio por coronavírus. Foram 13.171 ônibus, 830 lotações, 1.256 táxis e 2.157 carros de aplicativos como o Uber.

No caso dos 13.171 ônibus, foram 3.333 vistorias em janeiro, 3.918 em fevereiro e 5.920 em março. “Ao comparar o número de ações de fiscalização de março para fevereiro, houve um aumento de 51% nas abordagens”, ressalta o gerente de Fiscalização de Transportes da EPTC, Luciano Souto. “Se compararmos março com janeiro, o índice é de 77%. A tendência é que a cada mês mais veículos sejam vistoriados.”

Segundo a prefeitura, os agentes verificam aspectos como capacidade máxima de passageiros e cumprimento de medidas sanitárias. Nesse último quesito a lista de protocolos inclui higienização dos veículos, obrigatoriedade do uso de máscara por parte da tripulação e usuários, circulação com janelas abertas e disponibilização de álcool-gel.

Passageiros de pé

Apesar das estatísticas ainda preocupantes no que se refere a novos casos e óbitos por Covid, bem como a demanda por leitos de terapia intensiva, na última sexta-feira (9) um novo decreto assinado pelo governador gaúcho Eduardo Leite liberou a presença de até dez passageiros em pé nos coletivos comuns e 15 nos articulados (“sanfonas”).

A EPTC orienta os usuários a anteciparem e planejarem os seus deslocamentos, por meio através da função GPS do aplicativo “Tri Poa”, a fim de saber a localização do ônibus em tempo real e o momento em que ele vai passar em seu ponto de parada. As tabelas horárias podem ser conferidas na página da empresa no site portoalegre.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeitura de Porto Alegre encaminha à Câmara projeto de recuperação fiscal
Imunização de trabalhadores de apoio aos serviços de saúde será encerrada nesta sexta-feira em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar