Quinta-feira, 06 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2021
Segundo o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal'Molin, foram investidos R$ 2,5 milhões nos novos leitos
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio PiratiniA rede pública de saúde de Porto Alegre passa a contar com 20 novos leitos de UTI. O prefeito Sebastião Melo esteve, na manhã desta terça-feira (09), na Associação Hospitalar Vila Nova para inauguração do novo espaço. Inicialmente, os leitos serão direcionados para pacientes em geral, mas poderão ser deslocados exclusivamente para Covid-19, caso haja necessidade.
“Cooperação é a palavra que define o Vila Nova, um grande parceiro da prefeitura, uma referência em atendimento pelo SUS”, disse Sebastião Melo. O prefeito ressalta ainda que a pandemia é seríssima e que a gestão está tomando todas as providências para equilibrar a saúde e economia. “Buscamos tomar as decisões corretas e hoje comemoramos que vamos atingir 50% da nossa população vacinada”, afirma.
Segundo o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, foram investidos R$ 2,5 milhões nos novos leitos. “Essa entrega é um momento de muita felicidade”, salienta. O hospital conta, atualmente, com quatro UTIs compostas por 56 vagas para tratamento de pacientes com coronavírus. Em abril, foram inaugurados 60 leitos clínicos de enfermaria, somando-se aos 492 já existentes. Nos últimos três anos, foram 341 vagas a mais no Vila Nova.
O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destaca que a instituição recebe 40% dos pacientes com Covid-19 via Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, com indicação para enfermaria. “O Vila Nova faz uma gestão equilibrada, presta contas e ótimos serviços à população”, ressalta.
Também acompanharam a inauguração os vereadores Claudia Araújo, Comandante Nádia, Cassiá Carpes e Gilson Padeiro, entre outros representantes do hospital e da Secretaria Municipal da Saúde.