Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de junho de 2021
Dados da prefeitura indicam que ao menos 1.103.717 doses de imunizantes contra o coronavírus já haviam sido injetadas nos braços dos porto-alegrenses até o início da noite desta terça-feira (29). A estatística abrange 644.845 procedimentos de primeira aplicação e 355.751 esquemas vacinais completos – com duas fases da Coronavac, Oxford e Pfizer ou a etapa única da Janssen.
O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mauro Sparta, atribuiu ao trabalho das autoridades locais e seus colaboradores o volume atingido até agora:
“É uma grande conquista de nossa cidade. Não medimos esforços para imunizar a população, mobilizando toda a estrutura da rede municipal todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, com apoio de muitos parceiros”.
Para a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer, trata-se de mais um passo fundamental para a retomada da normalidade, mesmo que ainda se tenha muito a fazer. Ela também mencionou a importância dos profissionais do setor:
“É uma alegria que temos em compartilhar com a população. O momento também é de agradecer, mais uma vez, aos guerreiros da saúde”.
Por sua vez, o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, salienta os desafios que ainda estão em andamento: “Nossa meta é aplicar mais 1 milhão de doses nos próximos dois meses e chegar à imunidade coletiva, para que não tenhamos mais transmissão sustentável do coronavírus em Porto Alegre”.
Situação estadual
No que se refere ao Rio Grande do Sul, mais de 4,61 milhões de habitantes do Estado já receberam a primeira dose, o que representa 73,4% do grupo prioritário (5,25 milhões de gaúchos), 52% dos indivíduos vacináveis (8,95 milhões de adultos em geral) e 41,1% da população geral (11,3 milhões) dos 497 municípios.
O esquema completo de imunização, por sua vez, tem até agora quase 1,82 milhão de gaúchos – seja os que receberam duas doses para fármacos com esse sistema ou os contemplados pela vacina da Janssen, que funciona com apenas uma injeção. Isso representa 35,3% do grupo prioritário, 20,7% dos indivíduos vacináveis e 16,4% da população geral.
A campanha foi deflagrada no dia 19 de janeiro. No caso específico da Janssen (braço farmacêutico da norte-americana Johnson % Johnson), as aplicações começaram no último sábado (26). Desde então já são pelo menos 36.592 gaúchos que receberam esse imunizante, de acordo com a base de dados da Secretaria Estadual da Saúde.
As estatísticas de imunização municipal e estadual podem ser acompanhadas nos sites oficiais da prefeitura da capital gaúcha e do governo gaúcho. Basta acessar prefeitura.poa.br ou estado.rs.gov.br e conferir os números divulgados pelas plataformas – conhecidas como “vacinômetro”. O monitoramento é constante, bem como a atualização e a confiabilidade.
(Marcello Campos)