Quarta-feira, 29 de abril de 2026
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2026
Hospital de Pronto Socorro funciona 24 horas por dia
Foto: Joel Vargas/Arquivo PMPAOs órgãos municipais que desempenham serviços essenciais em Porto Alegre atuam em regime de plantão nesta sexta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalho.
Emprego e qualificação – O Espaço de Oportunidades, localizado na rua Uruguai, 83, que concentra as atividades do Sine Municipal, estará fechado na sexta-feira, 1º. O expediente será retomado na segunda-feira, 4, das 8h às 17h.
Saúde – Devido ao feriado do Dia do Trabalho, haverá alteração no funcionamento das unidades de saúde, serviços especializados e farmácias distritais. Nesta sexta-feira, 1º, não haverá atendimento.
Estarão abertos 24 horas os prontos atendimentos, os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e os hospitais do município. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.
Prontos atendimentos e hospitais que funcionam 24 horas, inclusive em feriados:
– PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151 – Santa Tereza);
– PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 – Bom Jesus);
– PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12 – Lomba do Pinheiro);
– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônymo Zelmanovitz, esquina com a avenida Assis Brasil);
– Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim);
– Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661).
Animais – A Unidade de Saúde Animal Victoria estará fechada nesta sexta-feira, 1º. As atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira, 4, das 8h às 17h.
Iluminação pública – O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações pelo aplicativo 156, através do aplicativo Ilumina POA e, também, pelo site da concessionária: ipsulpoa.com.br.
Manejo arbóreo – A equipe de manejo arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de emergências pelo aplicativo 156+POA e pelo telefone 156.
Trânsito e transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que em razão do feriado do Dia do Trabalho, o transporte coletivo irá operar com tabela de feriado na sexta-feira, 1º. No sábado, 2, e no domingo, 3, os ônibus vão operar com a tabela normal de sábado e de domingos e feriados, respectivamente.
Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, por meio dos aplicativos TRI GPS do Cartão TRI, Mobi+ Porto Alegre, que permite o planejamento de deslocamentos multimodais, Cittamobi, Moovit, e Lá Vem o Ônibus, além de consultar as tabelas horárias atualizadas das linhas de ônibus de Porto Alegre no site linhas.eptc.com.br.
Para informações ou demandas de trânsito e transporte, os interessados podem acionar a Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou número 118, e a plataforma 156+POA. O atendimento e a fiscalização atuam 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.
Água, esgoto e drenagem urbana – Os postos de atendimento presenciais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estarão fechados nesta sexta-feira, 1º.
Na data, os serviços da área comercial – inclusive renegociação de dívidas – poderão ser solicitados por meio do WhatsApp: (51) 3289-9156. As equipes operacionais de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana atuarão em regime de plantão no feriado. Solicitações de manutenção devem ser feitas por meio do Sistema 156, na opção 2.
Procon Municipal – Não haverá expediente na sexta-feira, 1º. Reclamações ou denúncias podem ser feitas através do 156 Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo atendimento on-line.
Limpeza urbana – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza normalmente todas as coletas durante o feriado de 1º de maio: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão. Atendimento pelo sistema 156.
Subprefeituras – As subprefeituras não têm atendimento nesta sexta-feira, 1º, retornando normalmente na segunda-feira, 4, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Assistência social – Central de Abordagem: 156, opção 7 (24h). Serviços abertos com acesso espontâneo.
Albergues (das 19h às 7h):
– Albergue Acolher 2 – rua Morretes, 345 – Santa Maria Goretti;
– Albergue Dias da Cruz – avenida Azenha, 366 – Azenha;
– Albergue da rua Comendador Azevedo, 246 – Floresta.
Centro POP 1 – avenida João Pessoa, 2384, bairro Santana;
Centro POP 2 – rua Hoffmann, 247, bairro Floresta;
Centro POP 3 – avenida França, 496, bairro Navegantes.
Atendimento: diariamente, das 7h às 19h.
Conselho Tutelar – Plantão centralizado 24 horas. Rua Fernando Machado, 657 – Centro Histórico. Telefone: (51) 3289-2018.
Defesa Civil – Plantão 24 horas pelo telefone 199 para atendimento de urgências em situações de risco.
Atendimento 156+POA – O cidadão pode solicitar informações ou abertura de protocolos durante 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. Basta ligar para o telefone 156. Também estão disponíveis os canais on-line: WhatsApp do 156 (51 3433-0156), aplicativo 156+POA, site 156 web e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br.
Guarda Civil Metropolitana – As equipes estarão em parques, praças, orla e, em operações conjuntas, nos bairros Cidade Baixa e 4° Distrito. As vigilâncias fixas e motorizadas atendem postos de saúde, secretarias, prédios municipais e eventos em áreas públicas. A Central de Operações da Guarda Civil Metropolitana atende 24 horas pelo telefone 153.
Ceic-POA – O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) opera 24h. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.
Junta Militar – Não haverá atendimento na sexta-feira, 1º. O serviço retorna na segunda-feira, 4, às 9h
Mercado Público – Na sexta, 1º, funcionará das 8h às 16h. Estarão abertos os restaurantes Estação Pastel, Gambrinus, Restaurante Gaúcho, Di Toni, Woking Thai Food, Rincón 74, Osteria Del Mercato, Taberna 32, Olga Raízes, Café do Mercado, Bar Chopp 26, Pradié Bakery, Havana, SushiSeninha, Restaurante e Choperia Essencial e Lancheria Luz. Também estarão em funcionamento as bancas Peixaria Dumercado, Banca 33 e Açougue Banca A.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!