Domingo, 22 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Porto Alegre passa a integrar rede global de cidades inteligentes, junto com 32 metrópoles

Compartilhe esta notícia:

Parceria possibilitará ao município o compartilhamento de informações sobre uso da tecnologia para melhorar a administração pública, capacitar os serviços e melhorar a vida dos cidadãos (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A Prefeitura de Porto Alegre fechou uma parceria com a Mastercard nesta quinta-feira (19) para integrar a rede colaborativa global de cidades inteligentes (smart cities). O programa Mastercard City Possible possibilita aos municípios parceiros o compartilhamento de informações sobre uso da tecnologia para melhorar a administração pública, capacitar os serviços e melhorar a vida dos cidadãos. A capital gaúcha é a quinta cidade brasileira a se somar ao projeto, depois de Guarulhos, Curitiba, Madre de Deus (Bahia) e Novo Hamburgo. Sem custos para os porto-alegrenses, a parceria tem vigência de 24 meses e poderá ser renovada. O projeto ainda possui 32 metrópoles mundiais, como Melbourne e Buenos Aires.

Marchezan ressalta que Porto Alegre está prestes a se tornar uma cidade mais inteligente, com menos burocracia e mais transparência com a população. “Estamos trabalhando para modernizar a gestão e implementar o uso da tecnologia nos serviços. Uma das iniciativas é o Pacto Alegre, aliança do poder público e da sociedade civil organizada que pretende transformar a cidade em modelo de inovação”, destaca. A cooperação promove o engajamento da iniciativa privada, do poder público e da academia para aumentar soluções que resolvam as dificuldades urbanas consideradas mais urgentes. É a mesma concepção utilizada pelo Pacto Alegre para tornar a capital polo de referência mundial na área.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Alemanha deve investir 100 billhões de euros até 2030 para proteger clima 


Judoca medalhista, Rafaela Silva se defende de acusação de doping 


Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar