Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2019
A fim de chamar a atenção para um tema fundamental no que se refere à infância, o MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Gande do Sul promove neste sábado, em Porto Alegre, a terceira e última etapa circuito #ChegadeTrabalhoInfantil. Além das categorias feminino e masculino, o circuito conta com três opções de distância: 5, 10 e 21 quilômetros (meia-maratona).
O objetivo da ação é dar mais visibilidade à questão do trabalho infantil e estimular o debate, para que a população seja sensibilizada sobre os graves riscos aos quais crianças e adolescentes são submetidos quando expostos ao trabalho de forma precoce.
A largada ocorrerá, às 19h30min, no Parque Marinha do Brasil, próximo ao “Skate Park”, na avenida Beira Rio, no bairro Praia de Belas. Todas corridas têm caráter competitivo, mas ao contrário das duas primeiras etapas do circuito, nesta terceira a prova de 15 quilômetros foi substituída por uma Meia Maratona Individual de 21 quilômetros.
O evento inclui, ainda, a modalidade “Circuitinho”, corrida infantil individual com distâncias que variam de 50 a 400 metros, dependendo da faixa etária. O início, nesse caso, está previsto para as 21h, com corridas de caráter participativo, não competitivo.
A distribuição dos kits com a camiseta e a mochila da campanha, mais o chip de localização, serão feita aos participantes no período das 11h às 18h30min na loja Decathlon do shopping Praia de Belas. Mais informações no site www.esportif.com.br.
Histórico
A iniciativa de conscientização promovida pelo Ministério Público do Trabalho tem o apoio do MPE (Ministério Público Estadual), TRT-4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região) e Amatra-IV (Associação dos Magistrados da 4ª Região). Já a execução conta com a parceria do Corpa (Clube de Corredores de Porto Alegre).
No ano passado, o circuito de três corridas aconteceu em 25 de março, 14 de abril e 6 de maio. A divulgação da campanha também foi feita na Maratona Internacional de Porto Alegre, em 10/6, e em outras corridas de rua, como a I Corrida Rústica da Criança Fasurgs, em Passo Fundo, e a travessia Torres – Tramandaí. A organização do circuito é custeada parcialmente com valores provenientes de ação civil pública (ACP), revertida pelo MPT em Santa Cruz do Sul.
Já em 2019, as duas primeiras etapas ocorreram nos dias 24 de fevereiro e 31 de março. De acordo com os organizadores, as três etapas do circuito podem ser consideradas uma forma de preparação para a 36ª edição da Maratona Internacional Porto Alegre, marcada para o dia 2 de junho e com previsão de até 10 mil participantes. As inscrições podem ser realizadas no site até o dia 15 de maio.
(Marcello Campos)