Terça-feira, 25 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de abril de 2020
Público-alvo da campanha pode procurar as farmácias parceiras da prefeitura ou as unidades de saúde.
Foto: Anselmo Cunha/PMPAA prefeitura de Porto Alegre recebeu nesta quarta-feira (22) um lote adicional de 76 mil doses de vacina contra a gripe, repassadas pela SES (Secretaria Estadual da Saúde). O público-alvo da campanha pode procurar uma das 45 farmácias parceiras da prefeitura ou as unidades de saúde, conforme este link.
Até as 17h, dados do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) mostravam que a prefeitura já havia vacinado ao menos 214 mil idosos contra o vírus influenza, ultrapassando a estimativa do Ministério da Saúde para pessoas com idade a partir de 60 anos na capital gaúcha. Os números são parciais e sujeitos à revisão.
Em relação aos profissionais da saúde, foram administradas 90,6 mil doses, também ultrapassando a estimativa desse grupo. Em Porto Alegre, o contingente estimado é de 213 mil para idosos e 82,4 mil para trabalhadores da saúde (295,4 mil pessoas). A meta era vacinar 90% desses totais e foi atingida no dia 16.
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis – como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e cardíacas -, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo fazem parte do grupo prioritário da segunda fase da campanha, iniciada no dia 16.
Crianças com doenças crônicas devem se vacinar somente nas unidades de saúde, para seguir o acompanhamento e avaliação do calendário vacinal. Os demais grupos prioritários podem escolher onde preferem se vacinar. Até o fim desta semana, não haverá vacinação nos “drive-thrus” (instalações provisórias nas quais é possível receber a injeção sem precisar descer do carro, por exemplo).
No momento da vacinação, doentes crônicos devem apresentar identidade e documento médico que comprove a comorbidade (pode ser receita médica). Trabalhadores do público-alvo devem apresentar identidade funcional.
Idosos e trabalhadores de saúde que ainda não compareceram aos locais de atendimento podem se vacinar até o dia 22 de maio, data de término da campanha nacional. Já povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa e população privada de liberdade possuem esquema diferenciado de vacinação.
Dados parciais
Confira os dados gerais de vacinados em Porto Alegre até 22 de abril: idosos – 213.936; trabalhadores de saúde – 90.612; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis – 21.600; forças de segurança e salvamento – 3.916; trabalhadores do transporte coletivo – 1.680; caminhoneiros – 335; portuários – 180; povos indígenas – 280; população privada de liberdade – 522; funcionários do sistema prisional – 266.