Sexta-feira, 02 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre registra 5.212 casos confirmados de dengue no ano

Compartilhe esta notícia:

Estatística da doença na capital gaúcha inclui três casos fatais. (Foto: EBC)

Boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (30) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabiliza ao menos 5.212 testes positivos e três mortes por dengue entre o início de janeiro e o final de abril. Em igual período no ano passado, a capital gaúcha somava 11.740 confirmações da doença, com seis óbitos. A estatística inclui, ainda, um registro de febre chikungunya, também transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Os bairros com maior incidência de dengue por 100 mil habitantes nas duas últimas semanas foram Jardim Itu e Jardim Sabará. Nos últimos 15 dias foram registrados casos em 81 bairros da cidade. Ao longo dos quatro primeiros meses do ano, foi identificada a presença de três dos quatro sorotipos existentes do vírus da dengue.

No que se refere ao óbitos deste ano, todos são de mulheres de diferentes faixas etárias (26, 59 e 72 anos). Uma delas não tinha histórico de doença pré-existente, ao passo que as demais sofriam de comorbidades. Esses números estão sujeitos a ampliação, já que oito falecimentos estão sob investigação pela Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS.

O relatório também indica que indivíduos na faixa dos 31 aos 40 anos compõem o maior número de casos de dengue, ao passo que as mulheres correspondem a 54% das confirmações. Os principais sintomas relatados por pacientes são febre, mialgia (dor no corpo) e cefaleia (dor de cabeça).

A enfermeira Raquel Rosa, responsável pela vigilância da dengue na Diretoria de Vigilância em Saúde, explica que neste momento é importante que todas as notificações de suspeitas sejam formalizadas ao setor por serviços de saúde. Ela destaca que as pessoas que sentirem sintomas como febre acima de 38ºC acompanhada de dor de cabeça e dores no corpo devem procurar atendimento de saúde:

“Febre, dor no corpo e dor de cabeça são os principais sintomas relatados por pessoas com confirmação de dengue em 2025. Pessoas que viajaram antes de sentir os sintomas devem informar a viagem no atendimento médico”.

Nesta sexta-feira (2) a diretoria de Vigilância em Saúde realizará ações de aplicação de inseticida com veículo (o conhecido “carro-fumacê”) a partir das 6h em dois bairros – Jardim Itu e Sarandi. O trabalho será realizado em perímetro específico, definido pela equipe técnica da vigilância de roedores e vetores em parceria com o Governo do Estado. Sem estoque da vacina, a imunização de crianças e adolescentes continua suspensa em Porto Alegre.

Principais sintomas

– Febre

– Vômito

– Dor no corpo

– Dor de cabeça

Cuidados preventivos

– Evite manter água parada em ambientes externos, como pátios.
– Descarte o lixo corretamente.
– Verifique se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas.
– Limpe as calhas e coloque telas protetoras nos ralos.
– Trate a água de piscinas, inclusive as infantis.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Escândalo do INSS: sindicato que tem irmão de Lula como diretor bateu recorde de arrecadação com descontos em aposentadorias
Pessoa mais velha do mundo morre no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/porto-alegre-registra-mais-de-52-mil-casos-confirmados-de-dengue-no-ano/ Porto Alegre registra 5.212 casos confirmados de dengue no ano 2025-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar