Terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de abril de 2018
O processo de instalação de um total de 132 placas indicativas de linhas de ônibus com informações em braile começa às 15h30min desta sexta-feira (06) em Porto Alegre. O objetivo da iniciativa é facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência visual no sistema de transporte coletivo.
A primeira placa, também com espaço em QR Code, será colocada na parada localizada na rua Siqueira Campos, 1.185, entre as ruas Uruguai e General Câmara, no Centro Histórico. A iniciativa atende ao projeto do aluno da Unisinos Cristiano Torres da Silva, vencedor do 2° Desafio Microrrevoluções Urbanas, promovido pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), por meio da CEM (Coordenação de Educação para a Mobilidade), para incentivar, entre o público universitário, ideias inovadoras na área da mobilidade urbana, com propostas de soluções simples e viáveis para problemas cotidianos da circulação.
O projeto, denominado “Braile em Placas de Sinalização das Paradas”, atende à norma brasileira de acessibilidade (NBR 9050/2015), com grande potencial de inclusão social. Busca qualificar e melhorar a autonomia dos deficientes visuais na circulação da cidade.
Por ser fixado no mobiliário existente, diminui o custo de implantação, podendo ser utilizado em toda a cidade. “Nesta primeira fase, as informações em braile estarão disponibilizadas em paradas localizadas na área central, região da cidade com maior circulação de pessoas com deficiência visual. Depois, será priorizado o eixo da avenida Ipiranga, onde as paradas de ônibus foram recentemente renovadas”, informou a arquiteta Simone Caberlon, chefe da equipe de informação ao usuário e mobiliário urbano.