Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Porto Alegre vacina 45 mil pessoas contra a gripe no primeiro dia de campanha

Compartilhe esta notícia:

Até esta segunda, o público com maior cobertura vacinal contra a gripe é de puérperas, com 74,2% já vacinado. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

No primeiro dia de vacinação contra a gripe em Porto Alegre, nesta segunda-feira (25), foram aplicadas 45 mil doses nas unidades de saúde. O movimento mais intenso ocorreu na região central, especialmente no Centro de Saúde Modelo.

Em função disso, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe – incluindo pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais – busque atendimento nas unidades de saúde localizadas nos bairros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“É importante que as pessoas dos grupos prioritários procurem as unidades de saúde dos bairros, para desafogar a área central, além da vantagem do atendimento na própria comunidade”, destaca a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Vânia Frantz. A campanha vai até 20 de maio, sendo uma das ações da Operação Inverno da prefeitura.

Neste sábado (30), Dia de Mobilização Nacional, todas as 141 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinar a população-alvo, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público.

Quem é o público-alvo da campanha

– Pessoas com 60 anos ou mais
– Gestantes (em qualquer idade gestacional)
– Puérperas (até 45 dias após o parto)
– Crianças de seis meses a menores de cinco anos
– População indígena
– Pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas)
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
– Trabalhadores da área da Saúde (todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade)

A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso é feita anualmente. Estudos científicos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Novo calendário pode antecipar votação de impeachment de Dilma para 11 de maio
Procon registra 21 autuações a bancos em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/porto-alegre-vacina-45-mil-pessoas-contra-a-gripe-no-primeiro-dia-de-campanha/ Porto Alegre vacina 45 mil pessoas contra a gripe no primeiro dia de campanha 2016-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar