Quinta-feira, 29 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
Rain / Wind

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Postagem e pix levaram a Polícia Federal ao hacker que atacou conta da primeira-dama

Compartilhe esta notícia:

Constituição de 1988 estabelece que o sucessor do chefe do Executivo é o vice-presidente, no caso, Geraldo Alckmin, e não a primeira-dama. (Foto: Agência Brasil)

O nome do adolescente que confessou à Polícia Federal (PF) ter invadido o perfil da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no X (antigo Twitter) apareceu em uma postagem que ele mesmo fez na conta dela. Além desse indício, a PF o identificou ao analisar o celular e o computador apreendidos na casa de João Vitor Ferreira — o primeiro alvo dos policiais. Os investigadores se depararam com o nome do menor em um depósito Pix e na lista de contatos de Ferreira.

Desde o dia da invasão, a PF também conta com a colaboração da rede X, que costuma fornecer o número de IP (Internet Protocol) das máquinas que acessaram os perfis invadidos em casos criminais de grande repercussão. Esse dado funciona como uma espécie de RG (Registro Geral) dos aparelhos e é rastreado por meio das operadoras de telefonia.

O inquérito aponta que os dois jovens fazem parte de comunidades de “incel” — a junção das palavras “involuntary celibates” —, que descreve aqueles que se consideram “celibatários involuntários”. O termo “incel” costuma ser atribuído a homens que se reúnem em fóruns de discussão on-line para falar sobre as frustrações de não conseguirem manter relações sexuais e amorosas. Em geral, culpam mulheres e homens sexualmente ativos por isso.

Esses fóruns acabam virando espaço de disseminação livre de mensagens de ódio, sobretudo contra mulheres. “Durante as apurações ficou constatado que os possíveis envolvidos também tinham perfis e postagens na plataforma Discord, participando de grupos que trocavam mensagens de caráter misógino e extremista”, informou a PF, em nota.

Potenciais atentados

Grupos do gênero costumam ainda ser monitorados pelas autoridades em função de conterem informações sobre potenciais atentados em escolas e integrantes de movimentos neonazistas. Em depoimento à Polícia Federal prestado na última quarta-feira, o adolescente confessou o crime, enquanto Ferreira, de 25 anos, negou ter participado da invasão. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra eles em Minas Gerais e no Distrito Federal. A defesa dos dois não foi localizada. Procurado por e-mail, Ferreira não retornou. De acordo com informações da jornalista Bela Megale, o adolescente relatou que encontrou informações do e-mail e da senha da primeira-dama por meio do vazamento de dados na internet. Ele admitiu que fez mais de 30 postagens com ofensas a Janja, mas se disse arrependido do ataque hacker.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro critica reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados
Derrubada pelo Congresso dos vetos do presidente Lula é minimizada nos bastidores do governo
https://www.osul.com.br/postagem-e-pix-levaram-a-policia-federal-ao-hacker-que-atacou-conta-da-primeira-dama/ Postagem e pix levaram a Polícia Federal ao hacker que atacou conta da primeira-dama 2023-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar