Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2025
Os clientes poderão colocar a conta de água em dia, com descontos de juros e multas
Foto: Luciano Lanes/PMPAOs postos de atendimento presencial do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) retomam nesta segunda-feira (29) o atendimento para renegociação de dívidas. Os clientes poderão colocar a conta de água em dia, com descontos de juros e multas, ao enviar uma mensagem para o número (51) 3289-9156.
Até a terça (30), será possível buscar atendimento nas unidades do Centro Histórico (rua José Montaury, 159) e Partenon (rua Prof. Cristiano Fischer, 2402), das 8h30 às 16h30. Os postos, contudo, estarão fechados a partir da quinta-feira (31) – reabrindo somente em 5 de janeiro.
Clientes beneficiários da Tarifa Social têm 100% de isenção em multas, juros e atualização monetária, desde que estejam com as três últimas faturas em dia. Caso contrário, é necessário o pagamento de uma entrada equivalente ao valor das cinco faturas mais recentes.
Os demais consumidores contam com descontos progressivos:
* 90% para pagamento à vista;
* 85% para parcelamento em até seis vezes;
* 80% para parcelamento em até 12 vezes;
* 40% para parcelamento em até 60 vezes.
Captação de água
Em outra frente, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) investirá R$ 13,3 milhões em melhorias na captação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Menino Deus, na capital gaúcha. O resultado da licitação que selecionou o consórcio que executará as obras foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).
O projeto consiste na ampliação da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab). O objetivo é solucionar a deficiência de vazão na Estação de Tratamento de Água (ETA) em momentos de nível reduzido para captação – situação comum durante episódios de turbidez no Guaíba, especialmente no verão.
“A ETA Menino Deus tem, na maior parte do tempo, capacidade suficiente para atender à demanda do sistema. Entretanto, em períodos de baixo nível do Guaíba, o desnível entre o espelho d’água e as bombas de captação aumenta, comprometendo a vazão de entrada na estação”, explica o diretor de Água do Dmae, Lucas Nadler.
O reforço na captação de água bruta contribuirá para reduzir o desabastecimento em áreas mais afastadas do sistema, como o bairro Belém Velho, o Morro da Cruz e a Vila Brasília. A previsão é de conclusão das obras em até um ano – período que será contabilizado após a emissão da ordem de início do contrato.
O investimento é resultado de financiamento contratado pelo Dmae junto ao Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), com recursos federais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no valor de R$ 37,5 milhões.
A fonte de recursos contempla ainda uma segunda fase da obra, em que duas linhas adutoras de captação de água bruta serão implantadas em pontos mais profundos no Guaíba. O edital da segunda fase será lançado em 2026.