Terça-feira, 02 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2025
Iniciativa nasce do movimento que começou em 2023 na disciplina de divulgação científica, reforçando a importância de combater as fake news
Foto: DivulgaçãoO esforço para aproximar ciência e sociedade, ampliando o diálogo e enfrentando a desinformação, ganhou um grande aliado no PPGBM (Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o PPGito – Prêmio de Cultura e Ciência.
A primeira edição será realizada em dezembro de 2025. O prêmio, integra ciência, criatividade e comunicação. Vem para incentivar os pós-graduandos e pós-doutorandos da universidade pública a transformarem suas pesquisas em vídeos curtos de até 2 minutos. Capazes de dialogar diretamente com diferentes públicos. A proposta é mostrar descobertas, reflexões e projetos desenvolvidos no programa de forma clara, responsável e atraente.
A atividade está conectada a uma ação que começou ainda em 2023. Naquele ano, a disciplina de divulgação científica, liderada pela professora e pesquisadora Fernanda Bered, passou a mobilizar jovens pesquisadores em torno da necessidade de comunicar seus estudos com responsabilidade, precisão e linguagem acessível. O trabalho, que incluiu debates, palestras e análises sobre como notícias falsas afetam a percepção pública da ciência, inspirou a criação de uma ação maior, com o prêmio PPgito 2025.
Segundo a professora Fernanda Bered, a motivação para a iniciativa surgiu da urgência de enfrentar um cenário global e nacional marcado pela rápida circulação de conteúdos distorcidos sobre temas científicos.
“É essencial falarmos de assuntos fundamentais que vêm sendo alvo do que chamamos de guerra contra a desinformação que existe nas mídias sociais e nos meios de comunicação. Há impactos muito severos quando informações equivocadas chegam ao público. Temos que agir. E é nosso papel, como cientistas e educadores, fortalecer a ciência e ampliar os acessos a conteúdos qualificados”, destaca a professora.
Nesta primeira edição, a cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 15 de dezembro de 2025, às 10h30min, na sede do PPGBM em Porto Alegre. Os três primeiros colocados receberão recursos para participação em congressos científicos, reforçando a conexão entre formação acadêmica e inserção em eventos de relevância na área. Mas todos os participantes ganharão créditos institucionais como reconhecimento pelo engajamento.
Júri do prêmio
Os materiais foram avaliados por um júri formado por professores do PPGBM e profissionais da área de comunicação, do cinema e da publicidade. A iniciativa vem para reforçar o compromisso do programa com a formação de jovens cientistas preparados para atuar além do ambiente acadêmico. Fortalecendo a divulgação científica como ferramenta estratégica para combater a desinformação.
Para a coordenadora do PPGBM, a geneticista Maria Cátira Bortolini, iniciativas como essa tornam-se indispensáveis diante do cenário atual. “Queremos encorajar nossos jovens cientistas a promover cada vez mais informação qualificada atingindo o grande público, especialmente em plataformas institucionais de credibilidade. Vemos como uma forma e ferramenta importante para combater fake news e a desinformação. Fortalecendo a cultura científica, ampliamos o diálogo entre a ciência e a sociedade”, afirma.
Serviço – Primeira Edição do Prêmio PPGito 2025
Cerimônia de premiação dia 15 de dezembro de 2025, às 10h30min, com evento na Sede do PPGBM em Porto Alegre. A atividade é organizada pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS. Participam estudantes do PPGBM, professores e profissionais convidados.
Voltar Todas de Dicas de O Sul