Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de dezembro de 2015
A ilha de Cuba, com suas praias paradisíacas e as águas cristalinas do Mar do Caribe, é um dos destinos mais em alta neste ano. Com o início da normalização entre os governos de Havana e Washington, os interesses econômico, turístico e comercial pelo país latino-americano reacenderam. E o melhor período para visitar as maravilhas da ilha é entre os meses de novembro a abril, quando o clima pode oferecer muito sol, sombra e água fresca e os melhores passeios de barco entre as magníficas baías ao longo dos 7 mil quilômetros de costa e entre as 1,6 mil ilhotas e barreiras de corais da região.
Natureza exuberante.
No lado ocidental do país, uma das praias mais recomendadas é a Maria la Gorda, localizada na Península de Guanahacabibes, destino ideal para mergulhar, graças a sua riqueza de corais e peixes. Para quem prefere praias mais selvagens, a de Las Tumbas e a de Cabo Corrientes são boas opções. Lá é possível avistar golfinhos e tubarões-baleia. Já no lado setentrional, além das praias da capital Havana, que contam com alguns quiosques especializados em frutos do mar e peixe grelhado, a costa mais cheia de cubanos e turistas é a da estância balneária de Varadero, na península de Hiracos. Com uma praia longa, com 21 quilômetros de extensão, o local conta com um bela imensidão turquesa.
Outras praias imperdíveis são as de Cayo Las Brujas, com 4 quilômetros de areia branca e um mar límpido e cristalino, e a de Cayo de Santa Maria, ambas do arquipélago Sabana-Camagüey. Ainda na área, se encontram costas esplêndidas e exóticas, em particular a da de Cayo Coco, que pertence aos Jardins do Rei, conjunto de 400 pequenas ilhas ligadas a Cuba, meta perfeita para quem gosta de um contato maior com a natureza.
Porém, quem prefere misturar paisagens paradisíacas com história e literatura tem na praia de Cayo Guillermo a melhor opção. O local, muito frequentado pelo escritor americano Ernest Hemingway, tem 22 quilômetros de areia branca e finíssima, cercada por uma vegetação densa, onde vivem flamingos rosa, garças e pelicanos. Já no trecho mais ao sul da ilha, a praia de Guardalavaca é de uma beleza de perder o fôlego. Em forma de concha e com areia branquíssima, o destino tem 3 quilômetros, é cercado de árvores e é amado por velejadores e mergulhadores.
Voltar Todas de Viagem e Turismo