Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde A prática de ioga pode ajudar a prevenir problemas comuns do envelhecimento, como falhas na memória e dificuldade de atenção

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa avaliou ressonâncias magnéticas dos cérebros de 42 idosas. (Foto: Reprodução)

A prática de ioga pode ajudar a prevenir problemas comuns do envelhecimento, como falhas na memória e dificuldade de atenção. É o que indica um estudo feito por pesquisadores do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com a Universidade Federal do ABC e com a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Voluntárias

A pesquisa avaliou o cérebro de 42 idosas com condições de saúde, idade e escolaridade semelhantes. Metade das voluntárias fazia ioga há pelo menos oito anos. A outra metade não era adepta da prática.

Melhor atividade

Ao analisar as ressonâncias magnéticas de todas as participantes, os pesquisadores descobriram que as que faziam ioga tinham áreas do cérebro associadas à atenção e à memória mais espessas do que as que não praticavam. A espessura dessas regiões do córtex pré-frontal indicam melhor atividade dessas funções.

Comprometimento

Com o envelhecimento, essas áreas ficam menos espessas e sofrem algum comprometimento. Como a ioga é uma atividade que está o tempo todo cobrando atenção e memória de trabalho (instantânea), pode ser que ela ajude na manutenção dessas funções e na prevenção de perdas cognitivas”, explica Rui Afonso, doutorando de neurociência do Hospital Albert Einstein e um dos autores do estudo.

A pesquisa foi publicada em junho no periódico Frontiers in Aging Neuroscience.

Prevenção

Ele diz que mais estudos são necessários para determinar o papel da ioga na prevenção do declínio cognitivo.

“Estamos planejando agora um estudo para acompanhar os participantes antes mesmo de eles iniciarem a prática da ioga”, afirma Afonso

Tarefas diárias

Praticante de ioga há dois anos e meio, a aposentada Liria Yoneshige, de 65 anos, diz que a atividade a ajudou a melhorar sua atenção e concentração nas tarefas diárias.

“Comecei a fazer ioga, na verdade, porque sou muito ansiosa e preocupada e precisava de algo que me fizesse desestressar. Com o relaxamento que a ioga me traz, consigo ficar mais focada e atenta nas atividades que preciso fazer”, conta ela.

Benefícios físicos

A aposentada conta que, além de melhorar a atenção, o exercício trouxe ainda benefícios físicos. “No início eu era muito dura e travada. Não conseguia fazer nenhum movimento que a professora passava. Hoje ainda tenho algumas dificuldades, mas estou bem melhor”, diz Liria, que pratica ioga duas vezes por semana.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

As bactérias presentes na boca podem agredir o intestino. Os micro-organismos seriam capazes de causar uma inflamação que estimularia as manifestações da doença de Crohn e da colite
O câncer de pulmão cresce entre os não-fumantes
https://www.osul.com.br/pratica-de-ioga-pode-ajudar-prevenir-problemas-comuns-do-envelhecimento-como-falhas-na-memoria-e-dificuldade-de-atencao/ A prática de ioga pode ajudar a prevenir problemas comuns do envelhecimento, como falhas na memória e dificuldade de atenção 2017-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar