Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Prazo para Eduardo Cunha entregar defesa no Conselho de Ética acaba nesta segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

Os advogados de Eduardo Cunha informaram que entregarão a defesa no início da noite desta segunda. (Antônio Cruz/Agência Brasil)

O prazo para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entregar a sua defesa no Conselho de Ética, onde responde a um processo disciplinar por suposta quebra de decoro parlamentar, termina nesta segunda-feira (21).

Cunha é acusado no conselho de ter mentido quando disse à CPI da Petrobras, em março de 2015, que não tinha contas secretas no exterior. O prazo de até dez dias úteis para a apresentação da defesa foi aberto um dia após o deputado ser notificado sobre a decisão do colegiado de dar continuidade ao seu caso.

No mesmo dia, ele recorreu à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) pedindo a suspensão do processo e a destituição do relator, Marcos Rogério (PDT-RO).

Questionado se pretendia apresentar a sua defesa nesta segunda, Cunha limitou-se a dizer que esse assunto deveria ser tratado com seus advogados. Por meio de sua assessoria de imprensa, o advogado Marcelo Nobre informou que entregará a defesa de Cunha no início da noite desta segunda.

Caso Cunha não apresente a sua defesa, o presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), disse que dará continuidade aos trabalhos do mesmo jeito. Uma sessão foi marcada para a manhã desta terça-feira (22), quando, segundo Araújo, terá início a etapa de coleta de provas e, eventualmente, marcação de depoimentos.

“Se ele não entregar a defesa, eu vou tocar o processo. A defesa pode ser entregue a qualquer tempo. Os dez dias eu tenho que esperar, mas, passados os dez dias, eu vou tocando o Conselho mesmo sem a defesa dele. Mais para a frente, se ele achar que deve entregar a defesa, ele entrega, o relator leva em consideração e tudo bem. Mas eu não vou parar o conselho para esperar a defesa dele, não”, afirmou Araújo.

Ao final, o relator do caso terá que entregar um parecer que poderá pedir até a cassação do mandato de Cunha. Após ser votado no conselho, o caso segue para o plenário da Câmara. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Justiça determinou a penhora de bens do ex-deputado Eduardo Cunha para cobrir despesas judiciais que ele alega não ter dinheiro para pagar
Passageiros de um ônibus são assaltados e trancados no bagageiro em Carazinho
https://www.osul.com.br/prazo-para-eduardo-cunha-entregar-defesa-no-conselho-de-etica-acaba-nesta-segunda-feira/ Prazo para Eduardo Cunha entregar defesa no Conselho de Ética acaba nesta segunda-feira 2016-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar