Quinta-feira, 21 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Preço da gasolina pode subir até 12% nos próximos 15 dias

Compartilhe esta notícia:

Consultoria estima que reajuste possa ser aplicado de forma fracionada, ou seja, parcelado em duas vezes

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias
Consultoria estima que reajuste possa ser aplicado de forma fracionada, ou seja, parcelado em duas vezes. (Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)

O preço da gasolina na bomba deve sofrer um reajuste de até 12% nos próximos 15 dias, influenciado pelo desempenho do custo do barril do petróleo nos mercados interno e externos. A previsão é da Ativa Investimentos que também estima que o aumento pode ser aplicado de forma fracionada, ou seja, parcelado em duas vezes.

Desde que a Petrobras retomou a política de seguir os preços internacionais, em 2016, aumentou a previsibilidade de seus reajustes, diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos. A consultoria também estima que o reajuste na refinaria terá impacto no IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo) de março.

Na sexta-feira (05), o barril do petróleo girava em torno de US$ 60 (R$ 323,02). Sanchez diz que a metodologia aplicada pela consultoria para o cálculo do reajuste vem permitindo uma margem constante de acertos desde setembro do ano passado.

José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), confirma a tendência de alta no preço da gasolina devido à defasagem no no mercado interno.

Rodrigo Zingales, diretor executivo da Abrilivre (Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres), afirma que além da decisão da Petrobrás, outros fatores afetam o custo da gasolina: ICMS Pauta (veja explicação abaixo); Preço do etanol; Preço do biodiesel; e Custo nas distribuidoras.

Ele frisa que distribuidoras como a Shell, Ipiranga e BR que têm exclusividade na comercialização para seus postos podem elevar o preço da gasolina em 20% e os postos serão obrigados a comprar delas.

Para Adriano Pires, economista e diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), a política de reajuste da Petrobras está correta. “A companhia persegue a tendência do mercado internacional. Se lá aumentar, ela precisa reajustar aqui e certamente haverá reflexo na bomba”, comenta Pires.

O especialista destaca que a elevação no preço do barril do petróleo refletirá no valor da gasolina e do diesel por causa da defasagem sofrida em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. “O preço dos combustíveis deve subir mais no Brasil em 2021 com a retomada da economia mundial impulsionada pela chegada das vacinas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Garrido
8 de fevereiro de 2021 12:15

Vamos fazer igual a Dilma. Saquear a Petrobras e segurar os preços… ladrões

Gui MB
8 de fevereiro de 2021 15:08

Somos um país de 3 mundo! Nossa moeda é muito fraca e não sono autossuficiente em petróleo…. somo refrém desta commodity!!!

Francisco Carlos Rocha
8 de fevereiro de 2021 15:23

PETROBRAS Estatal inchada e inficiênte, maior CABIDE DE EMPREGOS, não existe empresa no Páis, com uma Folha de Pagamento tão alta. Quer ganhar bem vá trabalhar na Petrobras, se conseguir é claro.

Tecladista Flc
8 de fevereiro de 2021 16:15

A Petrobras se tornou uma caixa preta cheia de mordomias, e é preciso que o presidente desmonte esta caixa, pois combustível sobe, também sobe alimentação, medicamentos, prestação de serviços e inflação, esta na hora de mudar isso !!!

Pedidos de reaplicação do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitação de vagas na rede municipal de Porto Alegre ganha ferramenta mais ágil
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x