Segunda-feira, 20 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Prefeito de Nova York ameaça prender Netanyahu caso líder israelense participe da Assembleia da ONU

Compartilhe esta notícia:

Zohran Mamdani chamou premiê israelense de criminoso de guerra. (Foto: Reprodução)

O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, afirmou ao jornal americano The New York Times que avalia prender o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, durante a próxima Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Acho que o primeiro-ministro Netanyahu pertence a Haia”, disse o político democrata, que classificou Tel Aviv de “regime de apartheid”, em entrevista publicada no sábado (18). “É um criminoso de guerra procurado pelo Tribunal Penal Internacional.”

Mamdani também afirmou, por outro lado, ainda não ter certeza se possui autoridade para ordenar a detenção de um líder estrangeiro à polícia nova-iorquina, mas debate o assunto com sua equipe jurídica. Contudo, afirmou que respeitará as leis vigentes e que não pretende alterá-las para viabilizar a prisão.

A declaração de Mamdani decorre do mandado de prisão expedido pelo TPI contra Netanyahu em 21 de novembro de 2024, por suspeita de crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Faixa de Gaza.

Em publicação no perfil do gabinete no X, o governo israelense afirmou que o prefeito “deveria se concentrar em reparar os danos que suas políticas causaram a Nova York”. O texto também traçou um paralelo com Karim Khan, então procurador do TPI (Tribunal Penal Internacional). “A exemplo de Karim Khan, Mamdani parece interessado em desviar a atenção pública de suas loucuras e atacar o líder do Estado judeu e a única democracia do Oriente Médio”, declarou o gabinete.

Rota alternativa

Benjamin Netanyahu deve viajar a Nova York em setembro para discursar na Assembleia Geral da ONU. No ano passado, quando o premiê voou aos EUA para participar do encontro nas Nações Unidas, ele fez um caminho alternativo para evitar sobrevoar países que poderiam executar o mandado de prisão do TPI.

No lugar de sobrevoar vários países europeus, ele voou por toda a extensão do Mar Mediterrâneo e o Estreito de Gibraltar, de acordo com sites de rastreamento. O avião sobrevoou brevemente a Grécia e a Itália, de acordo com o FlightRadar24, mas evitou completamente o espaço aéreo francês e espanhol, aumentando a duração da viagem.

Se Netanyahu sobrevoasse países europeus signatários do TPI, ele poderia ser forçado a pousar e preso.

Trump contra o TPI

As declarações do prefeito de Nova York ocorrem cinco dias após o governo de Donald Trump anunciar uma escalada da ofensiva contra o TPI. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse nas redes sociais que a corte representa “uma ameaça intolerável à soberania americana” e prometeu ampliar as sanções contra seus integrantes.

Trump, que já aplicou sanções contra a corte sob o argumento de que o TPI tem como alvos os EUA e seus aliados, tem pressionado o tribunal devido à atuação contra líderes israelenses e cidadãos americanos. (Com informações da CNN Brasil, Folha de S. Paulo e Poder 360)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Estados Unidos e Irã ultrapassam linhas vermelhas e caminham de volta a uma guerra total
Donald Trump está com medo de perder a maioria no Congresso nas eleições em novembro, e, assim, ver-se alvo de mais um processo de impeachment
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x