Sábado, 04 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Prefeitura de Novo Hamburgo é multada por atraso em obras de revitalização de prédio histórico

Compartilhe esta notícia:

O Lar da Menina localiza-se no Centro Histórico do município

Foto: Divulgação
O Lar da Menina localiza-se no Centro Histórico do município. (Foto: Divulgação)

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) manteve a multa de R$ 312 mil imposta à prefeitura de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, por descumprimento de prazos definidos em acordo firmado com o MPF (Ministério Público Federal) para a realização de projeto de revitalização do prédio histórico Lar da Menina, localizado no Centro Histórico.

O centro da cidade é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e integra o patrimônio nacional. A decisão, proferida no dia 12 deste mês, foi divulgada nesta semana pela Justiça Federal.

A ação foi ajuizada pelo MPF em 2015. No processo, o órgão pleiteou a restauração e revitalização do Lar da Menina. Em novembro de 2016, A 2ª Vara Federal de Novo Hamburgo resolveu o mérito da ação, homologando um acordo firmado entre o município, o Iphan e o MPF. No acordo, a prefeitura se comprometeu a executar o projeto de recuperação do imóvel, sob pena de pagamento de multas por descumprimento das obrigações estabelecidas.

Já em outubro do ano passado, o MPF requisitou a aplicação da multa, argumentando que o município não respeitou os prazos acordados e cumpriu as obrigações com atraso. Em janeiro deste ano, o juízo de primeira instância determinou a cobrança de multa no valor de R$ 312 mil.

O município recorreu ao TRF-4. No agravo, foi requerida a suspensão da ordem de depósito dos valores, com a alegação de que a multa seria improcedente, pois houve o cumprimento de todas as obrigações firmadas no acordo. A 3ª Turma negou provimento ao recurso, mantendo a cobrança.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Parcela de abril do Auxílio Brasil é paga a beneficiários com Número de Inscrição Social com final 5
Presidente do Senado diz que o perdão da pena concedido ao deputado Daniel Silveira deve ser cumprido
https://www.osul.com.br/prefeitura-de-novo-hamburgo-e-multada-por-atraso-em-obras-de-revitalizacao-de-predio-historico/ Prefeitura de Novo Hamburgo é multada por atraso em obras de revitalização de prédio histórico 2022-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar