Domingo, 09 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral As obras de revitalização do Cais Mauá vão começar em março

Compartilhe esta notícia:

Projeto de revitalização pode ter obras iniciadas. (Foto: Brayan Martins/ PMPA)

O projeto de revitalização do Cais Mauá deu um passo decisivo nesta terça-feira (5). Em ato realizado no pórtico central do Cais, a prefeitura de Porto Alegre entregou ao empreendedor Cais Mauá do Brasil S.A. a LI (Licença de Instalação), que permite o início das obras no local. Com a emissão da licença, após três décadas de debates e tratativas por diferentes governos, a renovação do espaço pode começar a ser concretizada.

A estimativa do investimento privado é de cerca de R$ 500 milhões e deve gerar 28 mil empregos diretos e indiretos. As obras devem começar em março de 2018 e a revitalização total do complexo Cais Mauá, com 3,2 quilômetros de extensão, deverá ser concluída em seis anos, segundo o governo gaúcho.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior agradeceu aos empreendedores e reafirmou a importância das parcerias privadas para a execução de serviços e de investimentos necessários para a população. “Isso representa um novo tempo para a cidade”, disse o prefeito, lembrando os esforços de diferentes governos estaduais e municipais para que o projeto fosse viabilizado.

Marchezan destacou ainda o projeto aprovado pela Câmara Municipal, em dezembro de 2009, que definia as diretrizes para a revitalização. “Porto Alegre vai ganhar, sem recursos públicos, áreas de lazer, restaurantes, praças, lojas e negócios. É a nossa entrada da cidade”, destacou, enfatizando que haverá um sentido de pertencimento à população.

O projeto

A primeira etapa consiste no restauro de 11 armazéns para uso cultural e comercial e implantação de dez praças. O Muro da Mauá será recuperado, com previsão de um trecho com queda d’água e outro com revestimento de vegetação, além de um estacionamento com 400 vagas. O projeto está amparado por estudos e projetos de dois dos mais reconhecidos escritórios de arquitetura e urbanismo do mundo: do brasileiro Jaime Lerner e do espanhol Fermín Vázquez, autor do projeto do Mercado dos Encantos, em Barcelona, entre outros.

Depois dos armazéns, será a vez das docas, que deverão ganhar um centro de eventos e três torres – um hotel e dois edifícios comerciais. A Praça Edgar Schneider será revitalizada. A terceira fase contempla a região entre a Usina do Gasômetro e o Armazém A6, que deverá contar com centro comercial de dois andares e jardim previsto no terraço. O estacionamento coberto vai abrigar 2,2 mil veículos. Cada uma dessas etapas tem previsão de durar dois anos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

CEEE prevê restabelecimento da energia elétrica a mais de 13 mil clientes até o fim do dia
Moradores de cidades em situação de emergência poderão ter Bolsa Família antecipado
https://www.osul.com.br/prefeitura-de-porto-alegre-entregou-licenca-para-revitalizacao-do-cais-maua/ As obras de revitalização do Cais Mauá vão começar em março 2017-12-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar