Quinta-feira, 08 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Prefeitura de Porto Alegre estará mais uma vez presente na Feira do Livro

Compartilhe esta notícia:

Edição nº 71 do evento será realizada de 31 de outubro a 16 de novembro. (Foto: Brayan Martins/Arquivo PMPA)

Com realização no período de 1º a 20 de novembro, a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre terá mais uma vez a presença de um estande da prefeitura na Praça da Alfândega (Centro Histórico), espaço que todos os anos recebe o evento. A banca municipal tem a sua instalação prevista para o entorno da área de autógrafos, com atividades que incluem educação ambiental e distribuição de material turístico sobre a cidade.

Estão programadas ao menos 176 ações direta ou indiretamente relacionadas à literatura, com as presenças confirmadas de 250 autores gaúchos e dez estrangeiros. O patrono desta edição é o escritor Sergio Faraco.

O maior evento do setor no Rio Grande do Sul é produzido pela Câmara Riograndense do Livro (CRL), com apoio de diversas instituições, além de parceiros públicos e privados. Confira, a seguir, algumas das iniciativas culturais da prefeitura ao longo das quase três semanas de Feira:

– Cultura: a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCec), por meio da Coordenação de Literatura e Humanidades (CLH), contribui novamente com a inclusão de atividades específicas em eventos e parcerias, além de vender exemplares de publicações editadas pelo órgão.

– Educação: a Secretaria Municipal de Educação (Smed) divulga na rede municipal de ensino a programação dirigida a alunos, professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura, bem como desenvolve ações educativas em sala de aula, com leituras prévias de obras de literatura infanto-juvenil que estarão nos estandes e atividades, incluindo visitação escolar.

Logística

– Limpeza: o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará a limpeza da praça e providenciou a colocação de lixeiras extras. Durante os 20 dias de feira, será responsável pela varrição, duas vezes ao dia, da área verde e da avenida Sepúlveda.

– Água: o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) fez a ligação de água e esgoto cloacal na esquina da avenida Sepúlveda com a rua Siqueira Campos, além de se encarregar da manutenção da rede.

– Manutenção: a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) realiza a manutenção dos canteiros da praça, além de podar ou remover ramificações com risco ao público ou às instalações do evento. Também revisou postes, lâmpadas, células fotoelétricas e globos e desobstruiu a rede de esgoto.

– Fiscalização: a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDet) será responsável por fiscalizar a atuação de vendedores no perímetro da feira.

– Internet: a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) trabalha na estrutura técnica e de informática do espaço, com a instalação de equipamentos telefônicos e internet.

– Trânsito: a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará o controle do trânsito nas imediações, tarefa que anbrange a circulação e estacionamento de veículos, bloqueio de vias e disponibilização de agentes para tal finalidade, sobretudo nos fins de semana.

– Assistência social: a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) coordena solicitações referentes a abordagens na área da Praça da Alfândega.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Banco do Brasil lança poupança social para pagamento de benefícios
Apple lança iPad Mini, com foco em inteligência artificial e mesmo processador do iPhone 15 Pro
Pode te interessar