Sábado, 27 de novembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre tem 22.594 pessoas com esquema de vacinação contra o coronavírus atrasado

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre tem aplicadas 336.991 primeiras doses e 120.083 segundas doses.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Antes deste fim de semana, País deve se tornar o quarto que mais vacinou contra o coronavírus. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Porto Alegre contabiliza até esta terça-feira (20) 22.594 pessoas com esquema de vacinação contra a Covid-19 atrasado. Ou seja, pessoas que deveriam ter tomado a segunda dose da vacina Coronavac/Butantan há mais de 28 dias e não compareceram em locais de vacinação para completar o esquema vacinal.

A maioria deles são idosos (12.159) e profissionais de saúde (9.449). Os demais são acamados, cuidadores, indígenas e quilombolas. Mais da metade deles está atrasado há mais de 60 dias para a segunda dose. São 12.151 pessoas, sendo 8.302 profissionais de saúde, 3.041 idosos e os demais nos grupos de acamados, cuidadores e indígenas ou quilombolas.

O levantamento, feito a partir de dados do E-Sus Notifica, sistema de informação do Ministério da Saúde, foi divulgado nesta terça-feira pela Diretoria de Vigilância em Saúde. O diretor Fernando Ritter frisa que, mesmo considerando que possa haver ausência de registro no sistema, o número é elevado. Ele lembra que somente o esquema vacinal completo vai garantir a maior eficácia possível da vacina e reduzir a pressão no sistema hospitalar.

“É importante que os profissionais de saúde busquem a segunda dose nos serviços onde receberam a primeira, ou em unidades de saúde e farmácias parceiras. Em relação aos idosos, atenção especial deve ser dada à carteira da vacinação, onde consta a data da primeira aplicação e o laboratório fabricante da vacina recebida”, explica.

A Secretaria de Saúde já solicitou a todos os serviços vacinadores que atualizem com a maior agilidade possível os registros no sistema de informação. Somente com todas as doses registradas será possível conhecer com exatidão o absenteísmo ou falta de registro.

Vacinômetro e registros LocalizaSus

Comparativo realizado na manhã desta terça-feira, 20, entre informações do vacinômetro municipal e do LocalizaSus indicam uma diferença total de 34.124 doses a serem registradas, entre as primeiras e segundas doses. Pelo vacinômetro, Porto Alegre tem aplicadas 336.991 primeiras doses e 120.083 segundas doses. No LocalizaSus, são 322.095 doses 1 e 110.855 doses 2. Pelos dados do vacinômetro, Porto Alegre, com 22,64% da população vacinada, ocupa o primeiro lugar em vacinação entre as capitais do país. Pelo LocalizaSus, a Capital, com 21,64%, ocupa o segundo lugar, atrás de Vitória, que tem percentual de 22,38% da população vacinada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeitos gaúchos defendem avanços na flexibilização das atividades e classificação na bandeira vermelha
Polícia Rodoviária Federal prende três traficantes em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar