Domingo, 11 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Prefeitura de Porto Alegre estrutura nova secretaria para organização da Copa Feminina de 2027

Compartilhe esta notícia:

Estádio Beira-Rio receberá jogos da competição. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Secretaria da Copa

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quarta-feira a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027, que será responsável por coordenar a organização do torneio em Porto Alegre. O anúncio ocorreu logo após a confirmação da capital gaúcha como uma das cidades-sede da competição, marcada para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A nova pasta será comandada por Débora Rios Garcia, que já ocupou a chefia da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da diretoria de Juventude da prefeitura. “Temos dois anos pela frente de muito trabalho para fazermos, juntos, a melhor sede da Copa do Mundo Feminina do Brasil”, destacou Melo.

Vacinação domiciliar

O projeto que garante o direito à vacinação domiciliar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista residentes no RS avançou na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Mobilizado pelo deputado Neri, o Carteiro (PSDB), o texto prevê que o atendimento seja realizado mediante agendamento em unidade de saúde próxima à residência do beneficiado, por profissionais capacitados para atender às necessidades individuais deste público. O parlamentar relata que a medida deve representar um avanço importante na inclusão e no acesso à saúde, visto que um número significativo de cidadãos com esta condição enfrentam dificuldades sensoriais e comportamentais que tornam a ida até uma unidade de saúde um “grande desafio”. A matéria segue agora para votação em comissões de mérito antes de ir ao plenário.

Verdade, Justiça e Memória

Em visita ao Parlamento gaúcho nesta quarta-feira, o Conselho Estadual de Direitos Humanos apresentou ao presidente da Casa, Pepe Vargas (PT), a Comissão Temática da Verdade, Justiça e Memória. O colegiado busca trabalhar a memória e os impactos da ditadura civil-militar (1964-1985) no RS, ressignificando espaços com placas, estátuas, e símbolos, além de rememorar o que ocorreu no país durante o regime. Júlio Alt, presidente do Conselho, entregou ao chefe parlamentar uma recomendação oficial de realização do trabalho de resgate da memória do período, no âmbito da Casa Legislativa.

Condecoração italiana

O deputado estadual Guilherme Pasin (PP) foi condecorado nesta quarta-feira (7) com a Ordem da Estrela da Itália, considerada uma das mais altas honrarias concedidas pelo governo italiano. A distinção, entregue pelo embaixador Alessandro Cortese durante o evento Tá na Mesa, em Porto Alegre, reconhece o trabalho de Pasin à frente da Frente Parlamentar Brasil–Itália no RS, com destaque para a promoção do fortalecimento de laços entre os dois países. Criada para homenagear contribuições relevantes à cooperação internacional e à difusão da cultura italiana, a Ordem é concedida pelo presidente da República Italiana a cidadãos estrangeiros ou expatriados. “Esta honraria é algo muito importante para mim e tenho certeza de que também representa algo gigantesco para todos os imigrantes e descendentes de italianos que, há mais de 150 anos, construíram no Rio Grande do Sul uma história de trabalho, fé e prosperidade”, pontuou o parlamentar.

Reassentamento pós-catástrofe

Com foco na aquisição de terras e no financiamento de ações voltadas ao reassentamento de famílias atingidas pelas enchentes de 2024, o deputado Adão Pretto Filho (PT) solicitou nesta quarta-feira à Casa Civil do RS que recursos do Fundo Estadual para Reestruturação dos Municípios Afetados por Eventos Climáticos Extremos (FUNRIGS) possam ser destinados à reforma agrária. A solicitação tem origem na reivindicação do MST pelo repasse de R$300 milhões do FUNRIGS, por meio do Fundo de Terras do Estado (FUNTERRA), para ações de reassentamento, reestruturação e qualificação de assentamentos impactados pela catástrofe climática. Segundo Pretto, a medida é viável do ponto de vista técnico e jurídico, já que a lei que institui o FUNRIGS prevê a possibilidade de realocação de populações atingidas dentre suas finalidades, enquanto o FUNTERRA permite a aplicação de recursos em compra de terras, indenizações e estruturação de assentamentos.

@obrunolaux

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Kajuru condena inclusão de manifestações políticas em templos religiosos no novo Código Eleitoral
Porto Meridional pode transformar economia do Litoral Norte do RS, diz Issur Koch
https://www.osul.com.br/prefeitura-de-porto-alegre-estrutura-nova-secretaria-para-organizacao-da-copa-feminina-de-2027/ Prefeitura de Porto Alegre estrutura nova secretaria para organização da Copa Feminina de 2027 2025-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar