Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de março de 2019
As crianças e os adolescentes vítimas de violência doméstica em Porto Alegre contarão com novo projeto de apoio. Nesta quarta-feira (20), a prefeitura da Capital irá sancionar o programa Família Acolhedora, em evento, a partir das 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal. A iniciativa visa incluir essas vítimas em famílias, de forma temporária, para que possam ser reestruturados os vínculos com a família de origem. Superar os conflitos é o principal foco do programa.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) será a responsável pelo processo de seleção dos participantes, em conjunto com os Juizados da Infância e da Juventude de Porto Alegre. A expectativa é capacitar 20 famílias, ainda em 2019, para atender a demanda de 800 crianças e jovens.
O projeto de lei que propôs o Família Acolhedora foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no dia 17 de dezembro de 2018, inspirado em ideias semelhantes, que já existem em diversos países. No Brasil, 962 vítimas durante a infância ou adolescência já são atendidas em iniciativas de acolhimento.