Terça-feira, 23 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 14 de abril de 2023
Na atual composição da tarifa, 24% dos usuários possuem gratuidade ou isenção, somando custo de R$ 192 milhões.
Foto: Pedro Piegas/PMPAA passagem de ônibus em Porto Alegre não será reajustada neste ano, permanecendo nos R$ 4,80 vigentes desde junho de 2021. Ao fazer o anúncio, nesta sexta-feira (14), o prefeito Sebastião Melo ressaltou que a tarifa poderá cair para R$ 4 se o governo federal injetar R$ 80 milhões, referentes ao total de isenções para idosos acima de 65 anos – a gratuidade é definida por lei nacional.
Na atual composição da tarifa na capital gaúcha, 24% dos passageiros não pagam pelo transporte público, o que gera um custo de R$ 192 milhões. A administração municipal custeia R$ 104 milhões desse montante, o que permite manter a tarifa sem reajuste ao longo de quase dois anos.
“A decisão integra um conjunto de medidas do programa ‘Mais Transporte’, lançado em 2022, e se dá em meio a um cenário desafiador, com inflação e aumento no preço do diesel”, frisou Melo, que também é vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). “Com o aval da Câmara de Vereadores, estamos fazendo uma série de aportes financeiros e outros esforços, mas o transporte público não pode ser um compromisso apenas dos gestores municipais.”
Ainda segundo ele, a iniciativa permitiu ampliar a frota, com 70 coletivos no ano passado e mais 50 entre desde janeiro. Outros 80 têm entrega prevista até dezembro, totalizando assim 200 veículos, todos com ar-condicionado.
Ampliação e melhorias
O prefeito também mencionou metas de qualificação do transporte público da cidade até o final do ano. A estimativa é de pelo menos 500 novas viagens nos dias úteis, além de mais 300 aos sábados e 200 aos domingos. Os principais bairros contemplados incluem Lomba do Pinheiro, Restinga, Hípica, Belém Novo, Rubem Berta, Vila São José, Vila Jardim, Glória, Jardim Itu, Santa Rosa de Lima e Campo Novo.
Também foram enaltecidos os investimentos da prefeitura em revitalização de terminais de grande circulação (aproximadamente 250 mil pessoas por dia), como os das avenidas Princesa Isabel, Antônio de Carvalho e Nilo Peçanha. A unidade Nilo Wulff está em execução e até o ano que vem devem ser concluídas as melhorias em outras três (Mendes Ribeiro, Parobé e Utzig).
Melo citou, ainda, a instalação de 250 novos abrigos em pontos de ônibus até agora, número que deve chegar a 450 ainda neste ano. “A parceria com a iniciativa privada, sem custos à prefeitura, prevê 1,5 mil novas paradas até 2027. Parte desses equipamentos conta com tomadas USB, internet Wi-Fi, acessibilidade e outros serviços gratuitos”, finalizou.
O sistema de transporte público da capital gaúcha contabiliza índices positivos de retomada da demanda: uma comparação de março passado com os mesmo mês nos dois anos anteriores, por exemplo, indica um crescimento de 74,6% no continente de passageiros, mesmo sob impacto da pandemia. Já na comparação entre março de 2022 e março de 2023 a expansão foi de 8,4%.
(Marcello Campos)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
O Prefeito Mello está fazendo uma boa administração. Parabéns ao Prefeito e equipe.