Domingo, 09 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre promove ações no Dia Internacional Contra a Homofobia

Compartilhe esta notícia:

Cartilha vai orientar população LGBTQI+ sobre canais de atendimento e denúncias

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Haverá exposições, conteúdos audiovisuais e ações em redes sociais, entre outros projetos. (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)

Dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia. Para marcar a data a Coordenadoria de Diversidade Sexual e de Gênero, da SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), criou ações em formato híbrido.

Nesta segunda-feira (17), das 9h às 13h30, na Esquina Democrática, será realizado um ato simbólico para esclarecer os direitos e ouvir as demandas de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, transgêneros, pessoas não binárias, entre outros.

Será entregue uma cartilha, produzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em parceria com a SMDS, com os canais para denúncias e orientações em como agir em caso de homofobia. No local, também, haverá uma caixa de sugestões para que as pessoas coloquem suas propostas para promover uma cidade livre de homofobia e transfobia.

A coordenadora da Unidade de Direitos e da Diversidade Sexual e de Gênero da SMDS, Camila Rodrigues, destaca que as atividades têm por objetivo mostrar que as pessoas LGBTQI+ não estão sozinhas. “Nessa data, nós queremos mostrar que o normal é ter condições dignas de trabalhar, viver e prosperar. É tão direito nosso como de qualquer outra pessoa”, afirma Camila.

Virtual

Também nesta segunda-feira, às 16h, no facebook da secretaria, será realizado um debate virtual para tratar de temas como saúde, segurança e empregabilidade da comunidade LGBTQI+. A transmissão, conduzida pela coordenadora Camila Rodrigues, contará com a presença da delegada Andréa Mattos, diretora da Divisão do Idoso e Combate à Intolerância, da médica Gabriela Tizianel, coordenadora da área técnica de saúde LGBTQI+ da Secretaria Municipal de Saúde, e de Daniel Boeira, coordenador estadual da aliança nacional lgbtqi+ no RS e Coordenador da Rede Gay Brasil no RS.

Histórico

Em 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde e determinou a extinção do termo “homossexualismo”. A partir deste ato, foi estipulado o Dia Internacional Contra a Homofobia, também conhecido como Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, com a intenção de incluir a população no combate à discriminação de homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros.

No Brasil, um decreto da Presidência da República publicado em 4 de junho de 2010 instituiu o dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. Vinte anos após a publicação da lei, o país ainda é um dos mais violentos contra a comunidade LGBTQI+. De acordo com uma pesquisa feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com base nos dados do SUS (Sistema Único de Saúde), um LGBT é agredido por hora no país. A estatística parece mais cruel para pessoas trans: segundo o IBGE, a expectativa de vida de um(a) trans em terras brasileiras é de 35 anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Entrega de prolongamento de rua no bairro Teresópolis, na Zona Sul de Porto Alegre, mobiliza agentes da EPTC
Em um ano, Polícia Federal abre 931 inquéritos de fraude no auxílio emergencial; RS é o Estado com mais investigações
https://www.osul.com.br/prefeitura-de-porto-alegre-promove-acoes-no-dia-internacional-contra-a-homofobia/ Prefeitura de Porto Alegre promove ações no Dia Internacional Contra a Homofobia 2021-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar