Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Prefeitura do Rio quer antecipar aplicação da terceira dose de vacina para quem tem mais de 60 anos

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura pretende acelerar a campanha de vacinação na cidade para poder dar início à revacinação de idosos o mais rápido possível. (Foto: Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio)

Com o avanço da variante Delta no Rio de Janeiro, que provocou o aumento do número de novos casos de covid-19, a prefeitura da cidade já planeja antecipar a aplicação da terceira dose de vacina para quem tem mais de 60 anos. A intenção de agilizar a injeção de reforço para a população idosa foi discutida durante a divulgação do 32º boletim epidemiológico do Rio de Janeiro, na manhã de sexta-feira (13).

A prefeitura pretende acelerar a campanha de vacinação na cidade para poder dar início à revacinação de idosos o mais rápido possível. O prefeito Eduardo Paes cobrou maior agilidade do governo federal na entrega de novas remessas. Preocupado com a variante Delta, ele contou que pretende finalizar a vacinação dos jovens para aplicar a dose de reforço nos idosos.

“Vou continuar cobrando publicamente. É uma logística que parece simples. Neste momento, o epicentro da pandemia, o lugar que está com mais casos de coronavírus no Brasil é o Rio de Janeiro. Sabe por que a gente quer terminar logo os 18 anos? Porque a gente quer começar a dose de reforço dos idosos acima de 60 anos. Fica aqui, mais uma vez, o meu apelo: mandem, por favor, as doses de vacina estocadas para cá!”, afirmou o prefeito.

Depois de dois dias paralisada, por causa do atraso no envio das vacinas pelo Ministério da Saúde, o município do Rio de Janeiro retomou na sexta-feira (13) e prosseguiu no sábado (14) a vacinação de jovens de 24 e 23 anos, respectivamente.

Neste sábado (14), o município do Rio de Janeiro bateu um novo recorde de vacinação. Em um único dia, direcionado para vacinação de jovens de 23 anos, foram aplicadas mais de 98 mil doses de vacina contra covid-19, sendo 68.607 aplicações de primeira dose e 29.203 da segunda dose.

Com o resultado deste sábado, o Rio passou da marca de 2 milhões de pessoas com o esquema vacinal completo (2.005.962 segundas doses aplicadas). Outras 137.848 receberam o imunizante da Janssen, que tem em dose única. São, portanto, 40,6% da população-alvo totalmente vacinadas. Até o momento, 4.448.724 pessoas já tomaram pelo menos a primeira dose (D1) de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer no Rio, o que representa 86,9% da população carioca elegível para a vacinação. Nesta segunda-feira o calendário de vacinação avança, garantindo a aplicação das doses para pessoas com 22 anos.

A 32ª edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgada na sexta-feira, mostrou que os casos da doença aumentaram no município do Rio nas últimas cinco semanas. Esse efeito pode ser causado pela circulação da variante Delta, que, como estudos apontam, tem maior transmissibilidade. Em oposição à tendência de aumento dos casos por covid-19, os índices de hospitalizações e de óbitos mantêm queda sustentada, o que pode ser relacionado como reflexo da imunização, que tem como principal objetivo prevenir casos graves e mortes.

“O dado positivo é que esse grande aumento do número de casos não está se observando nos casos graves e de óbitos, e isso se deve à vacina. Portanto, reforçamos para que a população tenha atenção porque, se a gente não tomar cuidado, a média de mortes pode subir nas próximas semanas”, alertou Paes.

Na última semana, 19 novos casos de diferentes variantes do vírus foram identificados na cidade, sendo cinco moradores locais e os demais pacientes que foram atendidos na cidade, mas moram em outros municípios. Desde a identificação do primeiro caso de novas variantes, o município contabiliza 1.152, sendo 935 residentes. Entre os que moram na cidade, 852 casos da Gamma (P.1), 70 da Delta (B.1 617.2) e 13 da Alfa (B.1.1.7). Dos moradores infectados por essas cepas, 52 faleceram, 16 permanecem internados e 867 já são considerados curados.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

O Brasil tem pelo menos dez projetos para o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a covid
O Brasil já tem mais de 70% da população adulta vacinada com a primeira dose
https://www.osul.com.br/prefeitura-do-rio-quer-antecipar-aplicacao-da-terceira-dose-de-vacina-para-quem-tem-mais-de-60-anos/ Prefeitura do Rio quer antecipar aplicação da terceira dose de vacina para quem tem mais de 60 anos 2021-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar