Sábado, 22 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Prefeitura lança Movimento ReciclaPOA para ampliar reciclagem

Compartilhe esta notícia:

Todos Somos Porto Alegre. Crédito: Ivo Gonçalves_PMPA

O programa de inclusão produtiva na reciclagem Todos Somos Porto Alegre lança nesta sexta-feira (20/05) o Movimento ReciclaPOA. A ação, que ocorre a partir das 14h no Galpão Makers (Rua Santos Dumont, 1.100), tem como objetivo principal ampliar o volume de resíduos recicláveis destinados às Unidades de Triagem (UTs) da Capital. A iniciativa conta ainda com a parceria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Cooperativa Mãos Verdes.

Além de visar à ampliação de emprego e renda para as cooperativas de catadores, o Movimento ReciclaPOA também incentiva a compostagem caseira de orgânicos e o reaproveitamento de resíduos, a fim de reduzir o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário. A coordenadora do Todos Somos Porto Alegre, Denise Costa, explica que a estratégia do movimento é capacitar agentes ambientais para multiplicar as informações sobre o correto encaminhamento de resíduos. Todas as informações serão disponibilizadas no site do ReciclaPOA, que será lançado na próxima semana. “Pelo site, será possível baixar materiais como o Guia do Agente Ambiental ReciclaPOA, elaborado com apoio de diversas instituições e que contém instruções de boas práticas na gestão de resíduos domiciliares. Este trabalho colaborativo tem como objetivo qualificar as informações sobre a gestão de resíduos da cidade, sensibilizar os cidadãos e ampliar o envio dos recicláveis para as Unidades de Triagem”, afirma.

O movimento também contará com a atuação de voluntários no bairro São Geraldo, recrutando agentes multiplicadores na região. O diretor-geral do DMLU, Gustavo Fontana, explica que a atuação no bairro será piloto e deve ser levada para outras regiões da cidade posteriormente. “Escolhemos o São Geraldo, pois há baixo índice de encaminhamento de recicláveis para a Coleta Seletiva na região. O movimento pretende trabalhar de forma lúdica, recrutando moradores, síndicos e trabalhadores do bairro a se tornarem agentes ambientais locais, multiplicando as diretrizes sobre a correta separação e destinação de resíduos, buscando qualificar e ampliar o volume de recicláveis entregues à Coleta Seletiva”, destacou. Durante o evento de lançamento do movimento serão firmadas parcerias com as instituições que trabalharão de forma voluntária junto à prefeitura, mobilizando os moradores do bairro porta-a-porta.

A iniciativa tem o apoio de Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/RS), Instituto Lixo Zero Brasil, Núcleo Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Fundação Gaia, Uniritter, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Mandala da UFRGS, Senac Comunidade, Pasárgada – Oficina de Sustentabilidade, Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (Zispoa), Horteria, Re-Ciclo, Instituto Saberes e Cuidados Ambientais e das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Urbanismo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Prefeitura lança Movimento ReciclaPOA para ampliar reciclagem
SPR dá a Letra e lança site para divulgar palestras
https://www.osul.com.br/prefeitura-lanca-movimento-reciclapoa-para-ampliar-reciclagem-2/ Prefeitura lança Movimento ReciclaPOA para ampliar reciclagem 2016-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar