Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de julho de 2019
Conforme a Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), este é o melhor período para trocar as telhas quebradas de casas e também vedar frestas para impedir a entrada de morcegos. Esses animais fazem a migração sazonal, devido a baixa temperatura.
No inverno, grande parte dos morcegos deixam a cidade em busca de alimentos, já que são insetívoros, animais que se alimentam de insetos como baratas, cupins e mosquitos. Esses bichos ficam mais ausentes nos períodos de frio. Por isso, é importante verificar se há alguma fresta em que o animal possa entrar, pois eles sempre retornam ao mesmo local após a estação fria.
A Smams não faz a remoção dos morcegos, pois são animais de uma espécie silvestre, protegida pela Lei de Crimes Ambientais de número 5.197, de 3 de janeiro de 1967, e 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Segundo informações oficiais, em caso de morcegos dentro de sua casa, você deve ligar as luzes e esperar que o animal deixe o local, após sua saída, o espaço deve ser higienizado.