Terça-feira, 04 de novembro de 2025
Por Bruno Laux | 3 de novembro de 2025
				Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Durante reunião com a diretoria do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), nessa segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), debateu a precarização dos serviços hospitalares e a terceirização do trabalho médico no Estado. O encontro também abordou a situação do IPE Saúde e a proliferação de cursos de Medicina sem estrutura adequada ou hospital-escola. Os representantes do Cremers alertaram para os riscos da expansão desordenada do ensino médico e defenderam maior rigor na autorização de novos cursos. Em sua fala, Pepe reconheceu a relevância das pautas apresentadas pela entidade e destacou a importância do diálogo entre o Legislativo e entidades representativas da área da saúde para compreender a gravidade dos desafios enfrentados e buscar soluções efetivas.
Melhorias rodoviárias
Atendendo a pedido da Frente Parlamentar do Automobilismo e Esporte a Motor de Caxias do Sul, o deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), encaminhou ofício ao Daer‑RS e à Secretaria de Logística e Transportes para incluir melhorias na Rota do Sol no projeto de reestruturação da estrada, que liga a Serra Gaúcha ao Litoral Norte. A mobilização visa acelerar intervenções após os danos causados pelas chuvas de 2023 e 2024 e reduzir os riscos de acidentes na via. Entre as prioridades estão sete novos pontos de acesso na área de Caxias do Sul, incluindo Criúva, Jardim das Hortênsias e Serrano, onde há maior incidência de acidentes. O Daer confirmou que as demandas serão avaliadas e, quando possível, incorporadas ao projeto principal. As obras, previstas para começar no primeiro trimestre de 2026, contemplarão sinalização, pavimentação, drenagem e contenção de encostas.
Educação rural
O professor, mestre e especialista em educação e inovação pedagógica, Luann Couto, apresenta nesta terça-feira à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, no período de Assuntos Gerais, o Programa Estadual de Educação e Capacitação Técnica para o Campo e o Agronegócio– EducaCampo RS. A iniciativa busca promover o acesso à educação formal e à formação técnico-profissional continuada para trabalhadores e trabalhadoras do meio rural no RS. Na mesma sessão, durante a Ordem do Dia, o colegiado pode votar o projeto do deputado Luciano Silveira (MDB) que institui o Programa Escola Amiga do Agro na rede de educação básica do RS. Através da ação, o parlamentar propõe a aproximação de estudantes do ensino fundamental e médio das práticas, profissões e cadeias produtivas do agronegócio, com o objetivo de cooperar com o fortalecimento do setor.
Proteção cultural
Em alusão ao início do Mês da Consciência Negra, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia gaúcha realizou audiência pública nesta segunda-feira para debater a elaboração de um projeto sobre o Marco Legal dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, inspirado em um texto que tramita na Câmara Federal. A iniciativa da deputada Bruna Rodrigues (PCdoB) mobilizou representantes de diversas casas de religião e resultou na criação de um Grupo de Trabalho para a elaboração coletiva da proposta, além da elaboração de um seminário público sobre o tema. Articulada em Brasília pelo Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, a medida visa reconhecer e proteger valores civilizatórios e práticas alimentares tradicionais do povo negro, em consonância com convenções internacionais. Durante o encontro, também foi anunciada a produção de uma cartilha para orientar as casas de religião sobre instrumentos legais de proteção, diante de relatos de ações policiais que intimidam fiéis e recolhem instrumentos sagrados como tambores.
Incentivo ao esporte
Diante do aumento da popularidade das corridas de rua em Porto Alegre, nos últimos anos, a vereadora Débora Garcia (Republicanos) apresentou um projeto de lei que cria na Capital um programa de incentivo a essa atividade esportiva. A parlamentar propõe que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer seja responsável por orientar, organizar e apoiar os eventos, viabilizando a homologação das corridas, a medição dos percursos, atendimento médico e o fornecimento de água e bebidas apropriadas. A matéria também atribui à pasta a responsabilidade de controlar o tráfego de veículos durante as competições e de realizar sorteios de vagas para as provas, medida que busca evitar privilégios e “permitir que todos tenham as mesmas chances de participar, independentemente de sua condição financeira ou de influência”. O texto segue em tramitação na Câmara Municipal. (Por Bruno Laux)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
						O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.