Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente da Câmara dos Deputados diz que há consenso no Congresso e no Judiciário sobre exagero em penas pelo 8 de janeiro

Compartilhe esta notícia:

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, parlamentares discutem um projeto de "readequação" das penas

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
(Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que há consenso no Congresso Nacional e no Judiciário de que houve exagero na aplicação de parte das penas para condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo o presidente da Casa, os deputados discutem um projeto de “readequação” das penas. As declarações ocorreram nesta segunda-feira (05), em entrevista ao programa Bom Dia Paraíba.

“Eu vejo a questão da anistia como uma pauta que precisa ser discutida com muita serenidade. Não vai ser com arroubos, com atropelos, que nós vamos resolver essa situação. Porque o que é que há na sociedade, o que é que há no Congresso, e eu diria até dentro do próprio Judiciário, de consenso nesse tema? É que há penas exageradas para pessoas que não mereciam essas penas”, afirmou.

Motta prosseguiu: “Nós precisamos discutir como resolver isso, até para que não sejamos injustos para com pessoas que não participaram do planejamento daquele ato de 8 de janeiro, que não financiaram esse movimento que nós infelizmente vivemos”.

Segundo o presidente da Câmara, está sendo discutida uma “readequação” das penas a partir de um projeto de lei na Câmara. Ele não mencionou se a proposta é a mesma que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vem costurando no Congresso.

“É essa a discussão que nós temos feito para poder, de certa forma, resolver essa situação, poder fazer uma discussão sobre essas penas. A partir daí, um projeto que possa fazer essa readequação”, disse.

De acordo com o deputado, com o projeto, há uma possibilidade de que alguns presos já possam voltar para suas casas, a depender do cumprimento de parte da pena. O parlamentar, no entanto, ainda não indicou quando vai pautar o requerimento de urgência para o projeto de lei da anistia. O pedido já foi protocolado pela bancada do PL. (Com informações de O Estado de S.Paulo) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Federação projeta que vendas do Dia das Mães podem movimentar R$ 2,3 bilhões no comércio gaúcho
EPTC divulga os locais da Operação Radar em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/presidente-da-camara-dos-deputados-diz-que-ha-consenso-no-congresso-e-no-judiciario-sobre-exagero-em-penas-pelo-8-de-janeiro/ Presidente da Câmara dos Deputados diz que há consenso no Congresso e no Judiciário sobre exagero em penas pelo 8 de janeiro 2025-05-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar