Domingo, 07 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara diz que não deve restringir direito de Eduardo Cunha “peticionar”

Compartilhe esta notícia:

Cunha pediu que o processo contra ele saia da CCJ e volte ao Conselho de Ética (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou, em nota, que não é papel dele restringir o direito do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de fazer pedidos ao colegiado. Nesta quinta-feira (07), Cunha renunciou à presidência da Casa e, em seguida, pediu que seu processo por quebra de decoro parlamentar, atualmente na CCJ, volte para o Conselho de Ética.

Cunha alega que foi julgado no conselho como presidente da Casa e que, como agora não exerce mais a função, o processo deve ser revisto. O requerimento foi entregue a Serraglio, que ficou de analisar a situação e não há previsão de quando deverá tomar uma decisão. Em tese, se ele acatar o pedido, poderá enviar por meio de ofício o processo de volta ao Conselho de Ética, isto é, com apenas uma canetada.

“O deputado Eduardo Cunha, diante do fato novo, a renúncia da presidência, aditou seu recurso, buscando a repetição da última votação no Conselho de Ética. Não cabe ao presidente da CCJ restringir seu direito de peticionar”, escreveu Serraglio na nota. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Porto Alegre e Região Metropolitana
Comissão do Senado aprova proposta que garante proteção social a filhos de presidiários
Pode te interessar