Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presidente do Supremo Tribunal Federal nega liberdade a Marcelo Odebrecht

Compartilhe esta notícia:

Empreiteiro já foi condenado a mais de 19 anos de prisão por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras (Foto: Geraldo Bubniak/AG)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, negou nesta sexta-feira (08) o pedido de liberdade do empreiteiro Marcelo Odebrecht, dono da construtora Odebrecht, preso desde junho do ano passado. O habeas corpus foi indeferido e assinado pelo ministro nesta noite.

Marcelo Odebrecht e mais três ex-executivos ligados à Odebrecht foram denunciados em outubro pelo Ministério Público por suposto pagamento de 137 milhões de reais em propina, entre 2006 e 2014, em contratos de terraplenagem em diversas obras da Petrobras. A Odebrecht nega as acusações.

Em dezembro do ano passado, a Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) já havia negado, por 4 votos a 1, um pedido de liberdade apresentado pela defesa do empreiteiro. Desta vez, o ministro Ricardo Lewandowski considerou que, uma vez que Marcelo estivesse solto, continuaria a obstruir a instrução processual ligada à Operação Lava-Jato.

Na decisão, Lewandowski disse não ver “ilegalidade flagrante” na prisão para soltar o empresário. Ele encaminhou o processo para o gabinete do ministro Teori Zavascki, relator do caso, que poderá reexaminar o pedido após o recesso do Judiciário. O pedido de liberdade negado nesta sexta foi apresentado ao Supremo no dia 17 de dezembro, pouco antes do início do recesso do Judiciário. Desde o dia 19 de dezembro, Lewandowski decide sobre causas urgentes no plantão do tribunal.

Para o MPF (Ministério Público Federal), a Odebrecht montou uma sofisticada rede de lavagem de dinheiro. Com isso, a companhia teria pago propinas a executivos da Petrobras para fechar contratos com a estatal. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Homem mais tatuado do Reino Unido vai tirar a roupa à procura de um amor
Ex-ministro da Fazenda do Brasil Joaquim Levy assumirá cargo de diretor financeiro do Banco Mundial
https://www.osul.com.br/presidente-do-supremo-tribunal-federal-nega-liberdade-a-marcelo-odebrecht/ Presidente do Supremo Tribunal Federal nega liberdade a Marcelo Odebrecht 2016-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar