Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente francês chama explosão de carta-bomba no FMI de atentado

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Uma pessoa ficou gravemente ferida nesta quinta-feira (16) ao abrir uma carta-bomba que explodiu em um escritório do FMI (Fundo Monetário Internacional), em Paris. A vítima, uma assistente da direção da organização, teve queimaduras nas mãos e no rosto pelo explosivo caseiro e, segundo o governo, agora está entre a vida e a morte. Anteriormente, a polícia havia dito que ela havia sofrido apenas ferimentos leves. O presidente francês, François Hollande, chamou o episódio de um atentado, e a França acionou o seu alerta de terrorismo.

Em sua conta no Twitter, o departamento de polícia de Paris informou que uma operação estava em andamento nos escritórios do FMI e do Banco Mundial, que foram esvaziados. A explosão não provocou danos ao edifício, onde estavam cerca de 150 funcionários, mas os relatos são de que os estilhaços chegaram ao teto. O local fica entre o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel, dois importantes pontos turísticos da capital francesa. Não está claro quem enviou a carta.

“É um atentado. Não há outra palavra”, disse Hollande. “Devemos buscar todas as causa e encontrar os culpados. Nós o faremos com obstinação e perseverança até o fim.”

A investigação foi confiada à polícia judiciária parisiense, enquanto a polícia científica trabalha no local. O pacote havia sido endereçado ao chefe do escritório europeu do FMI, segundo fontes policiais, e, por isso, quem o abriu foi a sua assistente. Autoridades disseram à imprensa francesa que havia um cilindro preto dentro do pacote.

A chefe do FMI, Christine Lagarde, condenou a explosão e chamou o episódio de “um ato covarde de violência”.

“Eu condeno este covarde ato de violência e reafirmo a decisão do FMI de continuar a trabalhar em linha com nosso mandato. Nós estamos trabalhando de perto com as autoridades francesas para investigar este incidente e garantir a segurança dos nossos funcionários”, afirmou Lagarde. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Não vacinar os filhos pode virar um crime grave caso a criança adoeça por não estar adequadamente imunizada
Presa quadrilha que traficava R$ 250 mil por mês em drogas no interior do RS
https://www.osul.com.br/presidente-frances-chama-explosao-de-carta-bomba-no-fmi-de-atentado/ Presidente francês chama explosão de carta-bomba no FMI de atentado 2017-03-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar