Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Presidente mundial da Shell anuncia 10 bilhões de dólares em investimentos no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O chefe executivo da Royal Dutch Shell, Ben van Beurde, fala à imprensa após reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente mundial da petrolífera anglo-holandesa Shell, Ben van Beurden, anunciou nesta quinta-feira (10), após uma audiência com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, que a empresa vai investir US$ 10 bilhões no Brasil ao longo dos próximos quatro anos. O executivo da petroleira explicou a jornalistas ao final do encontro com Temer que o investimento será feiro, prioritariamente, em projetos associados à Petrobras na exploração do petróleo da camada  do pré-sal.

A multinacional integra um consórcio formado pela Petrobras e por outras empresas para explorar o petróleo de áreas profundas. Na noite de quarta (9), a Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei que muda as regras de exploração do petróleo do pré-sal. O texto já havia sido aprovado pelo Senado e agora seguirá para sanção do presidente da República.

Os congressistas puseram fim à regra que obrigava a Petrobras a ser a operadora única do pré-sal e abriram caminho para elevar a participação de outras gigantes petroleiras na produção de petróleo
e gás no Brasil.

Atualmente, as empresas privadas respondem por 17,1% do óleo produzido no país, percentual que pode chegar a 30% em 10 anos, segundo associação que representa o setor. Para o presidente mundial da petroleira, com a mudança nas regras do pré-sal o país “dá um movimento certo”. Na avaliação de Ben van Beurden, a nova lei permitirá que novas empresas entrem no mercado brasileiro e abre oportunidades para a Shell.

“Vai permitir que novos players venham ao mercado brasileiro, abrindo novas posições, inclusive, de emprego no país. [O projeto] torna o mercado ainda mais atraente para a Shell, porque não queremos ser apenas parceiros estratégicos da Petrobras, mas como operador”, declarou o executivo. “Esses US$ 10 bilhões são prioritariamente para projetos associados à Petrobras no pré-sal brasileiro, incluindo o portfólio que adquirimos através da compra da BG e também do bloco de libra”, explicou van Beurden. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Em Dom Pedrito, são apreendidos 300 quilos de carne em abatedouro clandestino
Ministro do Supremo abre inquérito contra a senadora Gleisi Hoffmann
https://www.osul.com.br/presidente-mundial-da-shell-anuncia-10-bilhoes-de-dolares-em-investimentos-no-brasil/ Presidente mundial da Shell anuncia 10 bilhões de dólares em investimentos no Brasil 2016-11-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar