Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presidente nacional do DEM será investigado por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Compartilhe esta notícia:

Senador José Agripino Maia (Foto: Divulgação)

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nessa quarta-feira abertura de inquérito para investigar o senador José Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM, por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O pedido de inquérito foi feito pela Procuradoria-Geral da República e resultou de investigações da Operação Lava-Jato, que apura desvio de recursos e corrupção na Petrobras. De acordo com o pedido, as investigações apontaram que o senador combinou pagamento de propina com executivos da OAS, uma das empreiteiras alvo da Lava-Jato. O dinheiro teria sido desviado da obra do estádio Arena das Dunas, em Natal.

O senador disse que se colocará à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. “Apesar de achar essa acusação absolutamente absurda, descabida e inverídica, eu me colocarei à disposição do Judiciário para promover os esclarecimentos que forem necessários”, declarou. Por meio de nota, a assessoria da OAS negou as alegações.

O caso
Segundo a Procuradoria-Geral da República, Maia conseguiu a liberação de recursos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para a OAS concluir as obras do estádio. Em troca, a construtora teria doado, oficialmente, 500 mil reais para o Diretório Nacional do DEM no ano passado.

Os recursos sofriam entraves em razão de irregularidades constatadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). O pedido de investigação relaciona mensagens de celular trocadas entre executivos da OAS relatando que Agripino se reuniu com autoridades para esclarecer o problema e apelar por solução que evite interrupção no fluxo de pagamentos e interrupção da obra. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Procurador da República diz que dados da Suíça vão embasar decisão sobre nova denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados
Dirigentes do PT consideram “burrada” o evento de cinco dias com Lula no Rio de Janeiro, Estado onde o ex-aliado Sérgio Cabral está preso
https://www.osul.com.br/presidente-nacional-do-dem-sera-investigado-por-suspeita-de-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro/ Presidente nacional do DEM será investigado por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro 2015-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar