Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2016
Obra que mobilizou a comunidade do Vale do Taquari, será inaugurado nesta sexta-feira (25) às 17h, o Presídio Feminino de Lajeado. Terceiro do tipo no Estado – ao lado do Madre Pelletier, em Porto Alegre, e da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba – o novo equipamento tem capacidade projetada para até 120 detentas. O prédio é anexo ao Presídio Estadual local.
O presídio receberá tanto condenadas definitivas como com ordem de prisão preventiva, e permitirá limitar a transferência (sob permuta) de detentas da região para espaços destinados a mulheres em presídios masculinos distantes (Santa Cruz, Torres, Encantado), conforme explica o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson.
Os trabalhos de construção do Presídio Feminino de Lajeado iniciaram em março de 2015 e finalizaram em agosto passado, demandando cerca de R$ 900 mil. Recursos que, destaca o magistrado, foram alcançados a partir da integração entre Poder Judiciário, Município e sociedade civil.
Enquanto cerca de 70% do valor teve origem nas penas alternativas administradas pelas Varas de Execuções Criminais (VECs) de Estrela, Lajeado e Teutônia, “outros 120 mil reais vieram do Município e o restante de empresas e comunidade do Vale”, detalha o Juiz.
Com 1.200 metros quadrados de área construída, o Presídio Feminino de Lajeado comportará berçário, ambulatório médico e odontológico, salas de aula e de trabalho. A execução da obra ficou a cargo da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (ALSEPRO) e do Conselho da Comunidade local.