Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de outubro de 2025
Oito criminosos foram presos preventivamente em Eldorado do Sul, São Leopoldo e Charqueadas
Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoA Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (31) a segunda fase da Operação Segredo de Alcova para desarticular uma quadrilha que extorquia frequentadores de motéis em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Oito criminosos foram presos preventivamente em Eldorado do Sul, São Leopoldo e Charqueadas.
A prática criminosa era liderada por indivíduos de dentro sistema prisional gaúcho. Outros integrantes do grupo eram responsáveis por vigiar e fotografar os veículos dos clientes na entrada e saída dos motéis.
De posse dessas imagens, os criminosos utilizavam técnicas de engenharia social (prática de manipular as pessoas) e aplicativos para obter dados pessoais das vítimas, como nomes completos, números de telefone e informações sobre seus familiares.
Em um segundo momento, os criminosos se passavam por detetives particulares, alegando terem sido contratados pelos cônjuges das vítimas para investigar uma suposta traição e ameaçavam expor o material fotográfico aos familiares. Para garantir o silêncio, exigiam pagamentos via Pix de até R$ 15 mil por vítima.
A Polícia Civil informou que identificou uma clara divisão de tarefas entre os membros do grupo, conectando operadores externos a um núcleo de criminosos violentos presos em Charqueadas.
A coordenação técnica era executada por um detento de 32 anos, recluso no município desde 2016. O investigado possui uma extensa ficha criminal, com passagens por extorsão, estelionato, homicídio doloso, roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Em outra unidade prisional de Charqueadas, a investigação identificou um núcleo que operava a partir de uma única cela. Três detentos atuavam em conjunto na execução das extorsões. Um deles possui antecedentes por roubo de veículo, homicídio doloso, estelionato e tráfico de entorpecentes.
Outro acumula passagens por homicídio doloso, roubo, extorsão e organização criminosa. Por fim, o terceiro integrante possui antecedentes por roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo, além de atos infracionais na adolescência por homicídio e tráfico.