Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Foram presos dois investigados pela clonagem do carro usado para matar a vereadora Marielle Franco

Compartilhe esta notícia:

Eles são acusados de obstrução de Justiça, porte de arma e associação criminosa. (Foto: Guilherme Cunha/Alerj)

A operação Entourage, que teve como alvo a milícia de Orlando Curicica, que dominava regiões da Zona Oeste do Rio, prendeu, nesta sexta-feira (31), Rafael Carvalho Guimarães e Eduardo Almeida Nunes Siqueira. Os dois são investigados pela possível clonagem do carro Cobalt, usado no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Após negociar sua rendição, também foi preso o policial militar Rodrigo Jorge Ferreira, o Ferreirinha , acusado de obstruir as investigações do crime.

“Acreditamos que com a prisão dos dois, outros detalhes sobre o crime de Marielle e Anderson poderão ser esclarecidos’, afirmou o delegado Daniel Rosa, titular da Delegacia de Homicídios da Capital. Ele acrescentou que não poderia dar mais detalhes porque o caso que está sob sigilo.

Segundo o delegado, a função dos dois na quadrilha de Orlando Curicica era clonar carros para que a quadrilha pudesse se movimentar para praticar crimes sem chamar a atenção:

“Eles clonavam os carros roubados com placas de veículos que conseguiam em sites de venda de veículos. Assim passavam despercebidos”, explicou Rosa.

Ainda segundo Daniel Rosa, há informações de que a quadrilha também receptava e vendia carros roubados.

Apesar de a Polícia Federal ter denunciado que o depoimento de Ferreirinha foi uma tentativa de atrapalhar as investigações sobre o assassinato da vereadora, o titular da Delegacia de Homicídios da capital não afasta a hipótese de que Curicica possa ser sim um dos mandantes do crime.

Ação com 300 policiais

Foram empenhados 300 policiais na operação, que prendeu no total oito pessoas. A organização criminosa é acusada de aterrorizar moradores e comerciantes das regiões de Curicica, Colônia, Terreirão, Mapuá, Camorim, Parque Carioca/Jambalaya, Merck, Boiúna, Pau da Fome, Santa Maria, Lote 1000, Jordão, Tancredo e Teixeiras, todos na Zona Oeste. Eles também são acusados de homicídios.

Ferreirinha era testemunha do caso Marielle e Anderson e foi acusado de atrapalhar a investigação desses assassinatos. Foram também cumpridos mandados de prisão contra outros sete que já estavam presos por outros processos. Na operação, a Políica Militar fez um cerco na região para evitar a fuga dos suspeitos.

A ação se apoiou em dois inquéritos que tiveram início com as investigações dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Na época, Orlando Curicica foi apontado como responsável por vários crimes praticados por milicianos na Zona Oeste. A denúncia  foi recebida e as prisões decretadas pelo II Tribunal do Júri.

A operação visa a cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, incluindo a quebra de sigilo de aparelhos telefônicos e eletrônicos, contra 21 integrantes da milícia. Quatro policiais militares e um bombeiro estão entre os alvos operação. Mandados de busca e apreensão foram destinados a batalhões da PM e dos bombeiros e em celas de presídios onde alguns dos acusados já estão presos.

Os inquéritos policiais revelaram que o grupo opera na exploração ilegal de serviços de transporte, lazer, alimentação e segurança, cobrando taxas de proteção aos comerciantes da localidade, pedágios aos trabalhadores de transporte alternativos (vans e mototáxis), além de dominar associações de moradores das regiões.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Homem morre em acidente na BR-285, no Noroeste gaúcho
Emater anuncia expectativas para safra do trigo no inverno
https://www.osul.com.br/presos-dois-investigados-pela-clonagem-do-carro-usado-para-matar-marielle-franco/ Foram presos dois investigados pela clonagem do carro usado para matar a vereadora Marielle Franco 2019-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar