Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Prévia da inflação oficial do Brasil fica em 0,20% em janeiro

Compartilhe esta notícia:

O grupo saúde e cuidados pessoais apresentou o maior impacto no resultado do IPCA-15 de janeiro

Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN
O grupo saúde e cuidados pessoais apresentou o maior impacto no resultado do IPCA-15 de janeiro. (Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN)

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15), considerado a prévia da inflação oficial do Brasil, ficou em 0,20% em janeiro, redução de 0,05 ponto percentual em relação a dezembro. O grupo saúde e cuidados pessoais, influenciado pelas altas nos artigos de higiene pessoal, teve a maior influência para o resultado, divulgado nesta terça-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 0,20% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%, acima dos 4,41% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2025, a taxa foi de 0,11%.

Interrompendo uma sequência de sete meses consecutivos de queda, a alimentação no domicílio subiu 0,21% neste mês. Com isso, alimentação e bebidas, grupo de maior peso no índice, acelerou na passagem de dezembro (0,13%) para janeiro (0,31%).

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, habitação (-0,26%) e transportes (-0,13%) apresentaram recuo em janeiro. Os demais grupos ficaram entre os índices de 0,05% de educação e 0,81% de saúde e cuidados pessoais.

Com alta de 0,73%, o grupo comunicação registrou a segunda maior variação em janeiro, com influência do subitem aparelho telefônico, que subiu 2,57% neste mês. Após o recuo de 0,64% em dezembro, a variação de 0,43% dos artigos de residência foi motivada pela alta dos itens de TV, som e informática (1,79%).

O grupo transportes apresentou queda de 0,13% em janeiro, sob influência da passagem aérea, que caiu 8,92%, e do ônibus urbano, com recuo de 2,79%.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
27 de janeiro de 2026 14:14

Brasil melhorando a cada dia.
Milhões de novos empregos.
Programas sociais funcionando.
Aumento real do salário mínimo.
Dívida externa quitada pelo governo LULA.
Reservas de 370 bilhões de DILARES.
DOLAR EM BAIXA. Bolsa de valores subindo devido ao investimento externo no Brasil.
Povo comendo mais e melhor.
INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS funcionando.
Exportações em alta.…See more

Fernando Krause
27 de janeiro de 2026 14:34

Alguém, em sã consciência, ainda acredita nos “fantásticos” números que o IBGE lulopetista do cumpanhero Pochmann, conhecido como “mago dos números”, divulga ?????

Regis Caetano Essencias
27 de janeiro de 2026 18:22

Olá pessoal
Sobre aquele Robô de investimentos que o Gil do Vigor comentou no PodCast
que te Gera Lucros no Automático todos os dias usando Inteligência Artificial

Eu comecei com um pequeno investimento de R$ 97 Reais
Agora já estou Lucrando R$1.350 Reais por Semana e cada dia os Lucros só Aumentam

Eu consegui o Site Oficial caso vocês queiram conhecer
é só Clicar Aqui ⬇️➡️ http://www.investeroboia.com.br/
Informe Finanças – Tecnologia

Artur Artur
27 de janeiro de 2026 21:41

Em ditaduras e guerras….a primeira vitima é a verdade…

Estou na Europa…..Vinho ótimo a 5 Euros(99 Pontos)..aqui 500 Reais…
Refeição….15 Euros….com vinho da casa…
Pedagio??….Se não usar autoestrada…não existe…
Combustivel???…….2 Semanas…gastei o equivalente a 90 Reais…
Aqui???…..Gasto mais que isso….só para cruzar a FREEWAY….

Chega….já são mais de 20 anos sendo enganados por este QUADRILHEIRO

Vanderlei Stefani
28 de janeiro de 2026 13:29

UAI, MAS OS ECONOMISTAS NÃO PREVIAM QUE O DÓLAR COM LULA BATERIA NA CASA DOS 7 REAIS E RECOMENDARAM INVESTIR NO DÓLAR? QUEM APOSTOU NO CAOS PERDEU, É LULA TETRA!
2026 É LULA REELEITO NO PRIMEIRO TURNO!

AMRIGS no Paleta Atlântida: medicina à beira da brasa
Filmes brasileiros “O Agente Secreto” e “Apocalipse nos Trópicos” são indicados ao “Oscar Britânico”
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x