Sábado, 27 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Prévia da inflação oficial em agosto é a maior para o mês em 11 anos

Compartilhe esta notícia:

Dados foram divulgados pela FGV (Foto: Felipe Oneill/AJB)

A prévia da inflação oficial ficou em 0,43% em agosto, após ter variado 0,59% no mês anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar da desaceleração de julho para agosto, esse índice é o mais alto para o mês desde 2004, quando o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) chegou a 0,79%.

No ano, o indicador acumula avanço de 7,36% e, em 12 meses, de 9,57% – o maior valor desde dezembro de 2003, quando atingiu 9,86%. Em agosto do ano passado, o IPCA-15 havia avançado 0,14%. De julho para agosto, o grupo de gastos relativos a transportes, que mostrou queda de preços de 0,46%, contribuiu para que o indicador desacelerasse. Essa reduçao foi puxada pelo barateamento das passagens aéreas (-25,06%), do automóvel novo (-0,41%), do automóvel usado (-1,20%) e do etanol (-0,77%).

O comportamento do grupo alimentação e bebidas também influenciou a prévia da inflação oficial, ao passar de uma variação de 0,64% para 0,45%. De acordo com o IBGE, ficaram mais baratos, por exemplo, batata-inglesa (-9,51%), açaí (-8,51%), tomate (-6,67%) e feijão-preto (-4,30%). Por outro lado, ficaram mais caros leite longa vida (3,05%), refeição fora (0,88%) e carnes (0,87%).

Entre os itens analisados pelo IBGE, a energia elétrica exerceu a principal influência individual sobre o IPCA-15, ao ser reajustada em 2,6%. Em São Paulo, as contas subiram 7,43% e, em Curitiba, 5,03%. Com isso, as despesas com habitação acabaram registrando a maior taxa entre os grupos analisados no mês, 1,02%. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Servidores gaúchos realizam caminhada no terceiro dia de paralisação
Tiroteio em loja do Walmart deixa três mortos nos Estados Unidos
Pode te interessar