Quinta-feira, 01 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 17 de agosto de 2026
O IBC-Br, considerado a prévia do PIB, foi divulgado pelo Banco Central
Foto: Marcello Casal Jr./Agência BrasilO IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, registrou crescimento de 0,2% no segundo trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores.
O resultado foi calculado após ajuste sazonal – uma espécie de compensação para comparar períodos diferentes. Os dados, divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (17), apontam forte desaceleração da economia brasileira. Isso porque, no primeiro trimestre deste ano, o IBC-Br teve uma expansão bem maior, de 1,3%.
O crescimento do índice no segundo trimestre de 2026 foi o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2025, quando houve uma retração de 0,5%.
Por setores, foi registrada expansão em agropecuária (0,3%) e indústria (0,5%) e retração em serviços (-0,1%) no segundo trimestre deste ano.
De acordo com o Banco Central, em junho deste ano, na comparação com o mês anterior, o IBC-Br registrou queda de 0,6%.
Na comparação com junho de 2025, a chamada prévia do PIB teve alta de 2% (sem ajuste sazonal).
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Não pode ser levado à sério esse comentário abaixo….
Pais ladeira abaixo… Viralizam vídeos do povão reclamando dos preços no supermercado!!
Acorda Brasil! Fora Zé pilantras!!
Brasil dando certo. Tudo sob controle. ESTADISTA LULA trabalhando forte 💪. Bem fuferente da opinião do ministro bolsonarista Paulo Gegues, que mentiu ao afirmar que o Brasil iria quebrar e virar uma Venezuela. Viva o STF. Viva o ESTADISTA LULA. Viva os BRICS que estão recebendo as mercadorias do Brasil. Como a direita tenta trabalhar com mentiras que causam medo no povo. Só que não conseguem convencer a não ser os fanáticos apoiadores do presidiário JAIR MESSIAS e sua quadrilha.