Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Previdência privada de olho em você

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A despeito da crise, os fundos de previdência privada ligados aos grandes bancos estão de olho nos cidadãos descontentes com a vindoura reforma do setor pelo governo. O Brasil está no “G8” dos países com maiores sistemas fechados de previdência complementar. Os dados são de Marcelo Bispo, presidente da Apep (Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado). São 306 fundos de pensão, e destes, 198 privados, com ativos em torno de R$ 792,4 bilhões.

Saldo

“A população atendida por esses planos vem evoluindo, mas ainda é reduzida: soma 7,2 milhões de pessoas”. Destes, 52% são de fundos do setor privado, diz Bispo.

Pé na porta

Pesquisa de Ivan Valente (PSOL-SP): Cláudio Melo, o lobista delator da Odebrecht, passou pela Câmara Federal 194 vezes entre 2006 e 2014. Essas são as oficiais..

Esqueceram de mim

Dormita desde dezembro numa gaveta do Senado, na fila para o plenário, a PEC do fim do foro privilegiado, aprovada na CCJ. Mas vossas excelências não tocam no assunto.

#TopDívida

Com histórico de irregularidades e prisão de ex-presidentes, o ICS (Instituto Candango de Solidariedade), com sede em Brasília, ocupa a oitava posição no ranking nacional entre as mais de 400 empresas/entidades com maiores débitos com a Previdência Social.

Conta amarga

São mais de R$ 700 milhões em dívida, segundo a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional).

Ela apareceu

Marina Silva (Rede) tem adotado o bordão “doa a quem doer” na defesa do fim do foro privilegiado. “Eles [detentores do foro] se aproveitam dessa prerrogativa para se protegerem da punição dos crimes que cometem contra o patrimônio.

Waze & GMaps

A polícia investiga se o aplicativo de celular que tem levado cidadãos para dentro das favelas (há casos de mortes) é Waze ou Google Maps. O primeiro, sobre o qual recaem as suspeitas, dá a melhor rota sem engarrafamento; e o segundo o caminho mais fácil.

Dois lados

Os petistas estão irados com a denúncia contra o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Lembram a fritura de José Dirceu e como os que hoje estão no Poder o atacaram.

Novo modelo

O senador Cristóvam Buarque (PPS-DF) pede aos colegas e ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, celeridade na PEC 35/2015, de sua autoria, que prevê mudança imediata no modelo de escolha de ministros para as Cortes superiores.

Lista sêxtupla

Cristóvam propõe que seja feita uma lista sêxtupla com indicados por entidades como OAB, CNJ, MP Federal, Câmara dos Deputados. E dela escolhidos três mais votados. Então o Congresso dá a palavra final, em votação, após sabatinas.

Pra bom entendedor

Papo flagrado num grupo de WhatsApp nestes tempos de grampos e gravações e entreguismo para todo lado: “Tu viste o Príncipe? 150 pilas!” / “Eita, Mordomo pego com a mão na bandeja” / “Acho que Botafogo também cai” / “Então… a Vampira assume por três meses e chama geral” / “É, e Nove Dedos leva, hein…”

Na telinha

Estreou na TV Brasil o “Conversa com Roseann Kennedy”, num papo com a ministra presidente do STF, Cármen Lúcia. Serão entrevistas semanais com personalidades.

Ponto Final

“Do ponto de vista humanitário, desejo que ele [Eliseu Padilha] se recupere rápido. Mas sobre a denúncia em que ele é acusado, espero uma investigação rigorosa. Afinal, não é qualquer pessoa que faz a acusação; é simplesmente o ex-assessor pessoal e melhor amigo do atual presidente.”

Do líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), ao comentar a denúncia de que o ex-assessor especial da Presidência da República, José Yunes, entregou a Padilha um “pacote” com dinheiro proveniente de caixa dois.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Saldo zerado
A guerra que não houve
https://www.osul.com.br/previdencia-privada-de-olho-em-voce/ Previdência privada de olho em você 2017-03-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar