Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A primeira-dama Marcela foi informada pela imprensa que Temer passou mal

Compartilhe esta notícia:

Segundo fontes do Planalto, a mulher de Temer ficou nervosa até conseguir mais informações sobre o estado de saúde do marido. (Foto: Beto Barata/PR)

A primeira-dama Marcela Temer ficou sabendo que o presidente Michel Temer havia passado mal na manhã desta quarta-feira (25), pela imprensa. Segundo fontes do Planalto, a mulher de Temer ficou nervosa até conseguir mais informações, permaneceu no Palácio do Jaburu sendo informada do estado de saúde dele por assessores e, pouco depois, chegou ao hospital.

O presidente foi submetido a uma sondagem vesical de alívio por vídeo na tarde desta quarta-feira.

Desconforto

Segundo relatos, Temer sentiu um desconforto por volta do meio-dia enquanto estava despachando em seu gabinete. No momento, sem avisar a equipe de comunicação, chamou um médico do Planalto que decidiu levá-lo à Coordenadoria de Saúde do Planalto.

Conforme informou a Secom, depois de uma avaliação preliminar, o médico de plantão constatou uma obstrução urológica e recomendou que o presidente fosse avaliado no Hospital do Exército.

Agenda

O presidente Michel Temer chegou nesta quarta-feira ao Palácio do Planalto às 8h50min, mesmo tendo cumprido uma agenda extensa nesta terça-feira (24), que terminou por volta da meia-noite após um jantar na casa do deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), em que foi servido galinhada, costela de porco e outras comidas mineiras.

Causas obstrução

A retenção urinária que levou o presidente Michel Temer (PMDB) ao hospital nesta quarta-feira (25) está provavelmente ligada a um crescimento da próstata. Na idade de Temer, que tem 77 anos, essa seria a principal causa de obstrução da uretra, canal de esvaziamento da bexiga.

Tratamento

Um quadro agudo de retenção urinária deve ser tratado de forma rápida com a inserção de uma sonda, o que permite o esvaziamento da bexiga. De acordo com os especialistas, o paciente deve ficar com a sonda por um período de cerca de uma semana para que o canal seja desobstruído. Para a redução da próstata ou desobstrução da uretra, é comum o uso de medicamentos e pode ser necessário uma intervenção cirúrgica.

Durante a fase de recuperação, são feitos exames de sangue, de urina, ultrassonografias e, se necessário, tomografias. “Tudo isso para que a origem da obstrução possa ser identificada e tratada”, diz Area.

“A demora no atendimento só tende a agravar o quadro do paciente, que poderá até desenvolver uma insuficiência renal aguda ou uma infecção mais grave que coloque em xeque a sua vida”, completa o médico.

Prevenção

A obstrução, segundo Area, é um aviso de que a saúde do homem chegou ao seu limite. “Daí a importância da realização de check-ups anuais, a ingestão de ao menos 1,5 a 2 litros de água — para urinar com mais frequência e se proteger de cálculos e infecções –, praticar exercícios físicos e ficar mais atento a possíveis alterações no corpo humano.”

Temer, que completou 77 anos em setembro, fez um check-up recentemente em São Paulo e, segundo seus auxiliares, o estado de saúde do presidente era normal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Com escassez, saques a supermercados na Venezuela se multiplicam
Crise na Venezuela faz população usar remédio de animal
https://www.osul.com.br/primeira-dama-marcela-foi-informada-pela-imprensa-que-temer-passou-mal/ A primeira-dama Marcela foi informada pela imprensa que Temer passou mal 2017-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar