Sábado, 15 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de agosto de 2015
Com passe livre nos ônibus, o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação 2015, nesse sábado, teve filas em Porto Alegre. O Posto de Saúde Modelo, na avenida João Pessoa, ficou lotado de pais levando seus filhos para fazer a imunização.
Nesta primeira etapa, cerca de 1,8 mil unidades básicas de saúde do Rio Grande do Sul foram destacadas para atender a população, das 8h às 17h. Em Porto Alegre, 114 postos foram disponibilizadas para a ação.
Um total de 599 mil crianças, entre maiores de 6 meses e menores de 5 anos, devem ser vacinadas contra a poliomielite no Estado, com meta de alcançar 95% de cobertura. O Ministério da Saúde distribuiu 749,8 mil doses da vacina em solo gaúcho.
A operação é feita também para colocar a vacinação em dia. Com a atualização, o governo busca aumentar a cobertura vacinal, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas, além de reduzir as taxas de abandono. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.
Crianças
No Brasil, mais de cem mil postos foram abertos. Até o dia 31 de agosto, fim da campanha, pelo menos 12 milhões de crianças na faixa etária deverão ser imunizadas em todo o País.