Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 13 de maio de 2019
O Ginásio Tesourinha recebeu o primeiro almoço gratuito oferecido pela prefeitura de Porto Alegre. Ao todo, 140 pessoas em situação de rua foram beneficiadas. No local, também foram oferecidos serviços médicos como medição da pressão e glicemia.
O cardápio oferece carne de panela, batata doce, arroz, feijão, salada de tomate, cebola, pepino e banana de sobremesa, porém, mais que comida, tem muito amor. Marco Antônio da Silva Alves, 55 anos, vive na rua há 25 anos e garante que gostou muito da refeição. “Dá pra ver que essa comida foi feita com muito amor. Estava muito boa, vou vir todos os dias. E não precisar pagar foi uma benção”, disse. Marco é pintor, chapeador e faz bicos para sobreviver, além disso é um frequentador dos serviços da prefeitura.
A estrutura do restaurante será mantida por, aproximadamente, 60 dias, até a conclusão do Chamamento Público que implantará os restaurantes gratuitos em cinco regiões da capital. “As pessoas em situação de rua terão, além de almoço, acesso a todos os serviços da prefeitura que são destinados a essa população, como aluguel Solidário, Mais Dignidade, Centros Pop e albergues. Queremos dar dignidade e autonomia para esse cidadão. Vamos ofertar muito mais que um almoço, vamos dar todo o suporte para que essa pessoa tenha autonomia para decidir o rumo da sua vida”, diz o diretor-geral de Direitos Humanos da SMDSE, Dari Pereira.
Os almoços serão servidos de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 14h30, no Ginásio Tesourinha, numa parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).